Prefeitura começa cortes pela Comunicação, Relações Institucionais e Gabinete

As três pastas do município sofrerão as primeiras reduções de salários e cortes de funcionários nomeados, conforme informou o secretário Executivo Adir Gentil

Secretário Executivo de Governo Adir Gentil
Descrição: Secretário Executivo de Governo Adir Gentil Crédito: T1 Notícias

O prefeito interino de Palmas, vereador Major Negreiros (PP), declarou ao T1 Notícias nesta segunda-feira, 07, que até quinta-feira, 10, será realizado um corte de funcionários no âmbito municipal. “Um levantamento já está sendo feito. Como assumi a prefeitura a poucos dias, vou me reunir com o Tiago Andrino, com o Adir Gentil no final desta tarde para saber mais detalhadamente sobre o assunto”, explicou.

O ex-secretário de Planejamento e Gestão e atual secretário executivo de Governo e Relações Institucionais, Adir Gentil, afirmou ao T1 Notícias que os primeiros cortes ocorrerão hoje nas pastas da Comunicação, Governo e Relações Institucionais e Gabinete do Prefeito. “Só teremos um número exato de cortes e redução no final do levantamento. Cada secretário está vendo sua própria pasta, pois a meta é financeira e não de cargos”.

De acordo com Gentil, a Prefeitura de Palmas pretende economizar mais de R$ 1,2 milhão. “Aqueles que são diretores se tornarão gerentes e assim por diante. A nossa arrecadação subiu 1%, pois houve uma frustração no repasse, e também na receita do PreviPalmas de R$ 16 milhões. Ao mesmo tempo a folha cresceu 13% com progressões e benefícios atrasados para os servidores, principalmente na pasta da Educação”, completou.  

Sobre informações de que os gastos com a folha de pagamento da Prefeitua já teriam ultrapassado o limite da Lei de Responsabilidade Fiscal, o secretário executivo declarou que a Prefeitura sempre trabalhou dentro do limite prudencial, mas a legislação considera os últimos 12 meses de gestão. “Contando os últimos quatro meses do governo passado a gente passa do limite prudencial. Então, de acordo com a lei, a gente tem que entrar dentro do limite. Para isso foi necessária, por exemplo, a suspensão de férias, e cortes e comissionados e funções gratificadas”, disse.

A readequação, ainda de acordo com Gentil, economizará recursos que serão investidos em obras dentro do âmbito municipal.

Comentários (0)