Prefeitura de Araguaína alerta moradores sobre vandalismo na iluminação pública

Prefeitura chama a atenção para o combate a esse crime junto aos moradores. Só no início deste ano, em um bairro, mais de 40 lâmpadas foram repostas por atos como esse

Somente em um bairro da cidade, foram mais de 40 lâmpadas quebradas
Descrição: Somente em um bairro da cidade, foram mais de 40 lâmpadas quebradas Crédito: Marcos Filho Sandes

A rua escura é sinônimo de insegurança para qualquer morador. A reposição de lâmpadas pelo Departamento Municipal de Iluminação Pública de Araguaína segue um cronograma por bairros. O que tem dificultado esse trabalho é a ação de vândalos. Lâmpadas quebradas representam cerca de 15% das reposições. Somente em um bairro da cidade, o Costa Esmeralda, neste início de ano, foram mais de 40 lâmpadas quebradas por atos de vandalismo.

 

Segundo o diretor de Iluminação Pública, da Secretaria da Infraestrutura, Francivaldo de Oliveira, a população pode denunciar por meio do 190. “Fazemos um pedido à população para reduzir as ocorrências de vandalismo e furtos na iluminação pública da cidade. Os moradores que perceberem este tipo de ocorrência em vias públicas, parques e ciclovias podem ligar”, solicitou o diretor.

 

Depredar patrimônio público é crime. Quem destruir, inutilizar ou deteriorar prédio ou qualquer bem ligado à administração pública, se condenado, pode pegar até três anos de prisão.

 

Conscientização

 

O presidente da Associação de Moradores do Setor Costa Esmeralda, Wanderson Gleyson de Sousa, disse que a conscientização é o único meio de diminuir esses números.

 

“Eu mesmo já peguei menino com baladeira quebrando lâmpadas e fui até o pai fazer a conscientização. Após nossas ações, já diminuíram muito os casos, mas ainda precisamos ter essa consciência para que possamos ter uma rua iluminada”, contou Sousa.

 

Uso de caminhão

 

O diretor Francivaldo de Oliveira explicou que o cidadão deve ficar atento quando a movimentação em torno de algum poste de iluminação estiver sendo feita por pessoas não autorizadas. "Quando o serviço é feito pelo departamento, os funcionários usam uniforme e os caminhões têm identificação”.

 

Ao fazer a denúncia de furto de fios é interessante que o morador informe a rua, o horário e, se possível, anote ou fotografe a placa do veículo que estava no local para ajudar nas investigações.

 

Prejuízo

 

Parte dos recursos destinados pela Secretaria da Infraestrutura à iluminação da cidade é aplicada na recuperação do sistema em função do vandalismo. Uma luminária custa R$ 190, denotando aos cofres públicos um prejuízo anual de R$ 30 mil em um único bairro.

 

O diretor informou ainda que, sempre que isso acontece, o departamento faz a recuperação do sistema de iluminação no menor tempo possível, conforme a disponibilidade de recursos da área. "Mas esta verba poderia ser aplicada na implantação de novos sistemas e na revitalização dos existentes".

 

A comunidade pode solicitar a substituição de lâmpadas entrando em contato direto com o departamento responsável por meio do telefone 3411-7070.

Comentários (0)