Prefeitura de Araguaína faz levantamento para implantar Projeto Araguaína Conectada

Visitas servem para definir como será feita a instalação das câmeras de videomonitoramento em pontos estratégicos na cidade e interligação dos sistemas de informação nos órgãos públicos

Foram visitadas escola, creche e unidade básica de saúde
Descrição: Foram visitadas escola, creche e unidade básica de saúde Crédito: Foto: Marcos Filho/Ascom

Por meio de uma consultoria especializada, a Prefeitura de Araguaína começou a fazer o levantamento para a implantação do Projeto Araguaína Conectada, que inclui sistema de videomonitoramento e segurança para os órgãos públicos municipais e também em pontos estratégicos na cidade. Foram visitadas escola, creche e unidade básica de saúde para verificar a estrutura que terá a transmissão de dados e instalação de rede de informações nos órgãos públicos municipais.

 

Estiverem presente nas visitas o presidente do Instituto de Desenvolvimento Sustentável de Araguaína, Tiago Dimas, juntamente com o vice-presidente, Arnaldo Filho, e o consultor em projeto de tecnologia de segurança José Bueno Filho.

 

De acordo com o presidente do instituto, por meio de uma série de encontros em alguns órgãos, inclusive na Polícia Militar, será feito um levantamento de dados e a definição de qual é a demanda dessas unidades.

 

“Teremos uma rede de transmissão e recebimento de dados que contemplará também o funcionamento do videomonitoramento. Estamos vendo quais são os tipos de equipamentos que essas unidades possuem para que essa rede seja dimensionada e contemple toda a demanda da Prefeitura, inclusive com uma perspectiva de crescimento”, explicou.

 

Consultoria

Ainda segundo o presidente, essa consultoria especializada tem larga experiência na área de segurança e tecnologia da informação e vem prestando serviços para cidades com grandes projetos em implantação ou em funcionamento.

 

“Essa consultoria vai fornecer todas as informações para que o projeto seja concluído. Estamos elaborando e temos um cronograma de quatro meses para que isso aconteça”, informou o presidente.

 

O consultor em projeto de tecnologia de segurança, José Bueno Filho, fez uma prévia avaliação dos locais visitados nesse primeiro momento: “Os órgãos que visitamos foram na área escolar e de saúde. Eles estão muito bem equipados. Internamente, eles estão em pleno funcionamento com grande eficiência e eficácia”, afirmou.

 

PM

Os representantes do instituto e o consultor estiveram reunidos com o comandante do 2º Batalhão da Polícia Militar, tenente-coronel João Márcio Costa Miranda. Nessa reunião foi exposto o projeto inicial de como será o Araguaína Conectada, com o sistema de videomonitoramento.

 

O vice-presidente do instituto, Arnaldo Filho, declarou que a participação e a colaboração da Polícia Militar neste momento é de suma importância para fazer este levantamento. “Vão nos auxiliar na demonstração principalmente de pontos estratégicos para a implantação dessas câmeras de videomonitoramento que estarão interligadas nessa rede do Araguaína Conectada”, informou.

 

O tenente-coronel Miranda declarou que a Polícia Militar com certeza é parceira do projeto. “E nós podemos ajudar de várias formas. Inicialmente no planejamento do projeto e na execução, a gente vai auxiliar com informações práticas”, afirmou.

Comentários (0)