Prefeitura de Dianópolis implantará Universidade da Maturidade em parceria com UFT

A Universidade da Maturidade de Dianópolis (UMD) terá como objetivo desenvolver políticas de atendimento voltado às pessoas da terceira idade

 A previsão é de que a primeira turma de alunos da UMD tenha 60 alunos
Descrição: A previsão é de que a primeira turma de alunos da UMD tenha 60 alunos Crédito: Ascom/Dianópolis

Uma das metas da Prefeitura de Dianópolis é a valorização da educação. Com esse propósito, uma parceria entre município e Universidade da Maturidade (UMA), projeto da Universidade Federal do Tocantins (UFT), será possível a implantação da Universidade da Maturidade de Dianópolis (UMD).

 

Por meio de uma proposta pedagógica, objetivando a melhoria na qualidade de vida da pessoa adulta e dos idosos, a UMD terá como objetivo desenvolver políticas de atendimento voltado às pessoas da terceira idade.

 

Na manhã desta quinta-feira, 14, acompanhado do reitor da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), Augusto Rezande, o prefeito de Dianópolis Padre Gleibson Moreira esteve no campus da UFT/Palmas, onde teve a oportunidade de conhecer o projeto. “Uma experiência fantástica. Em Dianópolis, os alunos da UMD terão cursos livres, semestral, minicursos, palestras e oficinas. Tudo com a parceria da UMA. O objetivo é a valorização por meio da inserção social. Estamos ansiosos. Esse projeto vai contribuir com a valorização, auto estima e qualidade de vida da pessoa idosa”, destacou o prefeito.

 

De acordo com o assessor de projetos da UMA, Fernando Afonso Nunes Filho, a UMD, será uma parceria de cooperação técnica, entre município e UMA. “Estamos iniciando as tratativas do processo com a Prefeitura. A expectativa é de que as aulas em Dianópolis iniciem ainda neste semestre”, informou.

 

Ainda segundo o assessor de projetos, com a parceria, o município será responsável por toda parte de infraestrutura, profissionais e alunos. “A UMA entrará com toda parte de tecnologia social, incluindo a formação dos professores, que passarão por uma capacitação para atuar na educação voltada ao envelhecimento. Além disso, a UMA ofertará todo suporte de acompanhamento e coordenação do projeto em Dianópolis”, destacou.

 

A matriz curricular, de acordo com Fernando será implantada conforme a realidade da região, uma vez que o projeto pedagógico é desenvolvido com temas voltados para o envelhecimento humano. A Previsão é de que a primeira turma de alunos da UMD tenha 60 alunos. O curso tem duração de dois anos.

 

O professor de educação física e servidor do município de Dianópolis, Wesquisley Vidal, mestrando em educação pela UFT e professor de educação física da UMA, será um dos responsáveis pela coordenação do projeto em Dianópolis. “A gente busca o conhecimento justamente com o compromisso de oferecer o nosso melhor ao outro. Estou vivendo uma experiência única na Universidade e quero dividir isso com a minha comunidade. Será um prazer contribuir com a formação nesta fase da vida dos dianopolinos”, enfatizou o professor.

 

UMA

 

A Universidade da Maturidade (UMA) está presente em oito cidades do Estado do Tocantins: Palmas, Araguaína, Tocantinópolis, Miracema e região, Porto Nacional, Gurupi, Brejinho de Nazaré e Arraias, com instalação prevista em Dianópolis ainda neste semestre. Além disso, a UMA está presente em Campina Grande (PB) e na Universidade Federal do Paraná (UFPR), desenvolvendo políticas públicas de atendimento à terceira idade.

Comentários (0)