Prefeitura de Miracema afirma que aumento de casos tem relação com oferta de testes

De acordo com dados da Secretaria Municipal de Saúde, o Centro de Atendimento à Covid (CAC), no período de 28/07 a 11/08 realizou 528 atendimentos, com média de 35 atendimentos por dia

Crédito: Divulgação

Diante do aumento no número de casos de covid-19 registrados no Município nas últimas semanas, a Prefeitura vem a público esclarecer que esta elevação nos registros deve-se também ao aumento das testagens nos meses de julho e agosto.

 

De acordo com dados da Secretaria Municipal de Saúde, o Centro de Atendimento à Covid (CAC), no período de 28/07 a 11/08 realizou 528 atendimentos, com média de 35 atendimentos por dia, sendo 24,62 % de casos positivos.

 

A Prefeitura, além de contar com os testes repassados pelo Ministério da Saúde, investiu ao adquirir testes rápidos e swabs, e assim conseguiu ampliar os critérios de atendimento. Outra medida importante implantada essa semana foi à abertura de uma farmácia no CAC, ao ser diagnosticado o paciente já sairá do centro com toda a medicação necessária e recomendada ao tratamento da covid-19.

 

Segundo o secretário Municipal de Saúde, Leal Junior, a gestão tem investido e trabalhado incansavelmente para proporcionar aos moradores e profissionais da saúde atendimento de qualidade e segurança. “Acreditamos que, testar a população é benéfico, pois a partir daí teremos o panorama da proliferação do vírus na cidade, dando a cada pessoa diagnosticada precocemente a possibilidade de já iniciar o tratamento e de cumprir o isolamento social de forma consciente”, concluiu.

 

O secretário destacou ainda que Miracema é um dos poucos municípios do Estado a contar com o CAC, e que estrutura se fez necessária para normalizar os atendimentos nas Unidades Básicas de Saúde, uma vez que a centralização dos atendimentos da Covid libera o fluxo das UBSs e diminuiu o risco de transmissão setorizada. 
 

“Desde que a pandemia começou o município tem tomado às providências, várias medidas já foram instauradas e algumas ainda permanecem vigentes, como a proibição de aglomerações em espaços públicos, privados e também o uso obrigatório da máscara, dentre outras determinações. No entanto, notamos que o mundo todo passa por uma nova onda de contaminação, onde mais uma vez verificamos que a melhor prevenção continua sendo o distanciamento social e a colaboração da comunidade”, ressaltou o prefeito de Miracema.

Comentários (0)