Palmas deve disponibilizar cadastro para doses da Pfizer que sobrarem

A Saúde de Palmas (Semus) destaca que continuam sendo vacinadas apenas pessoas dentro do perfil anunciado pela gestão nas redes sociais e canais da Prefeitura

Crédito: Reprodução

A Prefeitura de Palmas deve disponibilizar nos próximos dias um canal na internet para que pessoas com comorbidades possam ficar cientes de quando poderão receber vacinas contra a Covid-19 fora da faixa etária prevista. A informação foi repassada pela prefeita Cinthia Ribeiro (PSDB) durante entrevista concedida à uma emissora de TV no final da manhã desta segunda-feira, 17. 

 

Esse era um questionamento da população palmense após o episódio de sexta-feira passada, 14, quando um grupo de pessoas de várias faixas etárias com comorbidades conseguiram tomar a primeira dose do imunizante da Pfizer.

 

"Na realidade, dentro dessas sobras de vacinas, existe a necessidade, principalmente se tratando da vacina da Pfizer, como foi essa colocada no final de semana, de aproveitamento dessas. Onde houve a falha? Na comunicação de tudo isso", afirmou.

 

Cinthia continuou dizendo que uma informação mal colocada gera muita dúvida. “E cabe a nós do poder público gerar total transparência contra esse processo. Tenham a segurança que tudo está sendo feito da melhor forma possível e dentro daquilo que é preconizado tanto do Ministério da Saúde quanto das orientações que nós temos para um Plano Nacional de Imunização”, ressaltou a gestora. 

 

Para que isso ocorra, ela garantiu que serão realizados cadastros e que qualquer pessoa terá acesso ao andamento da vacinação. “O fato de termos um sistema, um cadastro, fará com que as pessoas tenham acesso a essas informações”, disse Cinthia. 
 

Semus 

 

A Saúde de Palmas (Semus) destaca que continuam sendo vacinadas apenas pessoas dentro do perfil anunciado pela gestão nas redes sociais e canais da Prefeitura. Nesta segunda, 17, faz parte o público com mais de 45 anos e comorbidade comprovada, 10 anos a menos que na semana passada, quando foram vacinados quem tinha mais de 55 com comorbidade.

 

A pasta estima que não ocorrerá situação semelhante a da semana passada, pois houve ampliação da faixa etária que será imunizada esta semana. Com isso, mais pessoas devem procurar o serviço e assim não deve haver sobras de doses da Pfizer.

 

Confira a nota na íntegra:

 

A Secretaria Municipal da Saúde (Semus) informa que nesta semana ampliou a vacinação do grupo de comorbidades para pessoas acima de 45 anos, a partir desta segunda-feira, 17, e acima de 40 anos a partir de quinta-feira. A ampliação da faixa etária para o grupo de comorbidades busca evitar a sobra de doses a vencer e imunizar o maior número de pessoas possível, dentro dos critérios estabelecidos pelo Plano Nacional de Imunização (PNI), tendo em vista que as doses da Pfizer têm validade de cinco dias após a retirada do almoxarifado do Estado.

 

Vacina da Pfizer

 

Utilizados somente em Palmas, pela necessidade de todo um suporte de estocagem e manuseio, os frascos da vacina da Pfizer precisam ser mantidos na temperatura entre -90º e -60º. Se retirados do congelador, os recipientes podem ser armazenados por até cinco dias nas temperaturas entre 2º e 8º.

Comentários (0)