Prefeitura de Palmas implanta nova tecnologia que identifica carros roubados

O programa Guardião Palmas permite a checagem das placas fotografadas por radares e a comparação dos dados do veículo com sistema de registro de furtos e roubos

Programa permite checagem de placas fotografadas por radares
Descrição: Programa permite checagem de placas fotografadas por radares Crédito: Aline Batista

Em 24 horas, 30 veículos com registro de furto ou roubo foram identificados circulando pela Capital. Os dados foram obtidos em consulta feita na manhã desta quinta-feira, 29, ao novo sistema que usa tecnologia integrada ao monitoramento de tráfego por radares de Palmas. O programa Guardião Palmas permite a checagem das placas fotografadas por radares e a comparação dos dados do veículo com sistema de registro de furtos e roubos.

 

“Hoje estamos com 16 pontos funcionando, nas principais vias e nas entradas e saídas da cidade. O objetivo é ampliar para 22 pontos da cidade nos próximos dias. Queremos reforçar a segurança da cidade e dar resposta rápida à sociedade”, disse o prefeito Carlos Amastha, ao anunciar o sistema Guardião Palmas.

 

“O sistema Optical Character Recognition (OCR) - Reconhecimento Ótico de Caracteres - é um sistema online que captura a placa e busca o banco de dados no Detran. Qualquer ocorrência aparece. Quando é detectado, vamos acionar as forças de segurança que estão integradas, que são Guarda Metropolitana, agentes de trânsito, Polícia Militar (PM), Polícia Civil, pelo 190 ou 153, para que eles tomem as providências para localização do veículo. Vamos fazer operações integradas para que possamos fazer os flagrantes à medida que formos detectando pelo sistema”, afirmou o secretário executivo de Trânsito e Transportes de Palmas, Jocélio Santos.

 

O secretário municipal de Segurança e Defesa Civil, major Leonardo Gomes, explicou que o sistema já é um serviço e não exigiu investimentos extras porque está incluso no serviço de fiscalização por radares. “Esta tecnologia é um avanço, os maiores centros urbanos usam esta tecnologia OCR. Um exemplo que podemos contar é São Paulo (SP), que tem uma taxa de recuperação de 70% de veículos furtados ou roubados. É um dos mais avançados em tecnologia hoje”, informou. 

 

A orientação para o morador que for vítima de furto e roubo é fazer a comunicação do crime o mais rápido possível. “O cidadão que tiver sido vítima de furto ou roubo pode ligar imediatamente no 153 ou 190, que seu carro passa a ser buscado nas câmeras em tempo real, e as forças de segurança vão atrás dele. A ligação traz um tempo de resposta mais rápido”, explicou o major Leonardo.

 

Atendimento em tempo real

Major Leonardo Gomes anunciou ainda que estão sendo investidos R$ 75 mil na implantação de outro sistema para auxílio da Guarda Metropolitana, a partir da próxima semana. “O GM Mobile que é uma tecnologia embarcada nas viaturas da Guarda Metropolitana. Estamos extinguindo o papel do gerenciamento de ocorrências. Todo o gerenciamento passa a ser recebido em tempo real via tablet. Então a partir do momento que o cidadão entrar em contato com o sistema de emergência, relatar que teve seu carro furtado ou roubado, instantaneamente os guardas metropolitanos vão receber esta informação na viatura”, disse o secretário municipal.

 

Segundo ele, o GM Mobile também é utilizado nos estados de Santa Catarina, Rio de Janeiro e Minas Gerais. “As maiores forças de segurança têm utilizado esta tecnologia. A grande vantagem é otimizar  sua tarefa, diminui o tempo-resposta no atendimento a uma ocorrência. É possível integrar com câmeras”, afirmou major Leonardo.

 

Comentários (0)