Prefeitura de Palmas mantém canal direto com população via aplicativos e Whatsapp

Atualmente, além do "Resolve Responde" app do Resolve Palmas (63) 9 9283-7597, a Prefeitura oferece cinco aplicativos para a população interagir e acompanhar à gestão

Prefeitura busca contato direto com cidadão por meio da tecnologia
Descrição: Prefeitura busca contato direto com cidadão por meio da tecnologia Crédito: Divulgação

 Em Palmas a iniciativa de investir em tecnologia para encurtar a distância entre governo e cidadão tem garantido um canal de muita interatividade. Os aplicativos e as novas plataformas digitais possibilitam ao cidadão mais acesso para fazer reclamações, denuncias ou sugestões.

 

Atualmente, além do WhatsApp do Resolve Palmas (63) 9 9283-7597 - o "Resolve Responde" que esclarece dúvidas, a Prefeitura oferece cinco aplicativos para a população interagir e acompanhar à gestão. São eles:

 

Sine Fácil/ Bem Cidadão 

 

O aplicativo ajuda quem está procurando uma nova oportunidade de trabalho em diferentes áreas. Segundo Secretaria de Desenvolvimento e Emprego (Sedem), o trabalhador pode pesquisar vagas de emprego, agendar entrevistas com empregadores, visualizar as entrevistas agendadas pelo aplicativo, verificar sobre o direito do abono salarial, consultar situações de seguro desemprego e acessar outros serviços de seu interesse. Para isso, é necessário fazer o cadastro no Sine/Bem Cidadão.

 

De acordo com a Sedem, qualquer pessoa pode baixar o aplicativo, que é gratuito e está disponível na versão Android, e em breve no sistema iOS. Esclarece ainda que a finalidade do aplicativo é facilitar a vida do cidadão. Para mais informações, acesse o portal empregabrasil.mte.gov.br

 

Já o Bem Cidadão é um sistema gerido pela Sedem que organiza as informações sobre o mercado de trabalho, identifica o trabalhador e fornece subsídios ao sistema educacional e de formação de mão de obra com apoio do Sine estadual.

 

Alô Pequi

 

Lançado em agosto de 2015, o Alô Pequi já recebeu mais de 3.934 chamados através do app e do telefone, solicitando serviços de tapa-buracos, roçagem, iluminação pública, poda de árvores, recolhimento de animais mortos, galhada e entulho.

 

O cidadão baixa o aplicativo, através dos sistemas iOS, Windows Phone, Android. É necessário fazer um breve cadastro, com nome, CPF, email e senha. O sistema permite abrir uma solicitação e acompanhar a execução do serviço por meio de imagens do “antes” e “depois”.

 

 

Meu Busão 

 

A Prefeitura disponibilizou o aplicativo Meu Busão através de um termo de cooperação técnica, celebrado em maio de 2014 com bacharel em Sistemas de Informações Luídne Mota, que criou o aplicativo. O Meu Busão fornece os horários e as rotas das linhas de ônibus da capital. Além disso, permite que a pessoa saiba, em tempo real, onde o ônibus está passando. Em contrapartida, o Município fornece todas as informações de horários e itinerários para o uso no aplicativo.

 

O aplicativo está disponível para download desde fevereiro de 2014. De lá para cá, cerca de 50 mil pessoas já baixaram o Meu Busão, que pode ser usado emsmartphones que possuem o sistema Android.

 

FCP 

 

Existe ainda o FCP, aplicativo da Fundação Cultural de Palmas que permite que todos os cidadãos tenham acesso a todas as atividades culturais da cidade, com o objetivo de valorizar a identidade e a diversidade cultural, bem como apoiar iniciativas voltadas à criação, produção, exposição e repercussão de trabalhos artísticos e culturais.

 

 

Saúde Palmas

 

Usuários do Sistema Único de Saúde de Palmas têm à disposição o aplicativo Saúde Palmas com informações úteis para o cidadão que vão desde os endereços e telefones das unidades de saúde até a lista de medicamentos disponibilizados pelo Município. Oapp foi desenvolvido pelo Núcleo de Telesaúde da Fundação Escola de Saúde Pública de Palmas (NutFesp).

 

O app Saúde Palmas já está disponível para plataforma Android e em breve estará também para iOS. O cidadão pode baixar o app na loja virtual do seu celular, fazer o cadastro, preenchendo dados como nome, nome social, número do Cadastro de Pessoa Física, telefone e e-mail, e ainda cadastrar uma senha e partir daí usufruir dos benefícios da ferramenta.

 

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