Prefeitura empossa 190 professores da rede municipal em Araguaína

A solenidade aconteceu do auditório da Ordem dos Advogados do Brasil, em Araguaína.

Aprovados no concurso público de 2012, 180 professores da zona urbana e 10 da zona rural receberam o termo de posse dos cargos na tarde do dia 15 de fevereiro. Durante a posse, o presidente da Câmara de Vereadores, Marcus Marcelo, ressaltou o compromisso dos docentes com a formação social dos jovens em auxílio às famílias. “Sei o tamanho da responsabilidade de vocês porque também sou um concursado da Educação”, lembrou o presidente.

O secretário municipal da Educação, Jocirley de Oliveira, destacou que a posse dos professores é um passo fundamental para a implantação do sistema de ensino em tempo integral na cidade. “O desafio é grande, mas nós vamos melhorar a qualidade da educação em Araguaína. A chegada de novos professores permitirá que façamos um planejamento maior do ensino”, afirmou.

Já o prefeito Ronaldo Dimas reforçou que é preciso cuidar dos alunos por mais tempo e proporcionar a eles o prazer do aprendizado com a inserção de novas atividades e a aproximação da comunidade nas escolas de tempo integral. “A preparação intelectual para isso os professores já têm. Vamos, agora, cuidar da preparação física, a estrutura das novas escolas e do novo sistema de ensino”, lembrou Ronaldo.

O prefeito ainda falou sobre a elaboração do Plano de Cargos, Carreira e Remuneração dos professores. O PCCR será enviado à Câmara de Vereadores assim que passar por um estudo completo. “Os índices de aprendizado dos estudantes serão medidos pelo IDEB e pelo município. Bons resultados vão garantir gratificações para todas as categorias profissionais dentro da escola”, afirmou.

A professora Elda Hipólito foi a primeira a assinar o termo de posse e contou que o ato é um marco na vida dela e dos outros docentes. “A preparação para o concurso foi muito grande porque não é uma coisa que se faz em meses, mas sim em anos. Existe também aquela ansiedade até a convocação, mas agora estamos mais confiantes e determinados a prestar um excelente trabalho na cidade”, confessa a professora.

 

Sistema municipal de Ensino

 Araguaína conta com 30 escolas na zona urbana e 18 na rural para o Ensino Fundamental (1º ao 5º ano), atendendo a 12.500 alunos. Já na Educação Infantil, são 24 creches que contemplam 4000 estudantes. Em 2013, a rede municipal teve um acréscimo de 1000 alunos em relação ao ano passado.

 

Comentários (0)