Prefeitura instala estação de coleta seletiva na UFT em Palmas

Meio Ambiente de Palmas informou que desde seu lançamento até este mês de setembro, já são 3,021 toneladas de resíduos secos encaminhados para a reciclagem pelo Coleta Palmas

Contêineres são instalados na UFT pela Prefeitura de Palmas
Descrição: Contêineres são instalados na UFT pela Prefeitura de Palmas Crédito: Divulgação

O Coleta Palmas, programa permanente de separação de resíduos sólidos para a reciclagem, recebeu na manhã desta segunda-feira, 25, mais um importante aliado, a Universidade Federal do Tocantins (UFT). Uma estação da modalidade 1, com dois contêineres para recebimento de plástico, um para papel e um para metal, foi instalada na avenida de entrada da instituição, em frente ao bloco da subprefeitura. Agora já são 22 estações em toda a cidade, número que chegará a 31, segundo a previsão da Fundação Municipal de Meio Ambiente (FMA).

 

Na ocasião, a FMA informou que, desde seu lançamento até este mês de setembro, já são 3,021 toneladas de resíduos secos encaminhados para a reciclagem pelo Coleta Palmas, números comemorados pela primeira-dama Glô Amastha, entusiasta do programa. 

 

“Este é um número expressivo. São 125 dias do Coleta Palmas e já conseguimos essa adesão. Por outro lado, também é um indicativo de que podemos conseguir mais, com  convencimento do cidadão de que o que é possível reciclar gera renda, fazendo girar a cadeia produtiva e aquecendo a economia do Município”, disse, lembrando ainda que cada objeto que é encaminhado para a reciclagem ajuda a preservar o meio ambiente.

 

O presidente da FMA, Evercino Moura dos Santos Júnior, avaliou que o programa, além de beneficiar as cooperativas e catadores individuais e ser mais um instrumento de preservação ambiental, traz o bônus da satisfação pessoal, por tirar o indivíduo de sua zona de conforto e fazer com que desperte para a necessidade de se trabalhar para o bem coletivo.

 

“Fui aluno nesta instituição e hoje volto como gestor do órgão ambiental de Palmas, com a proposta de juntos trabalharmos para um ambiente mais saudável, sustentável e inclusivo. É realmente uma alegria ímpar. Espero que essa seja mais uma das muitas parcerias entre UFT e município para as políticas de desenvolvimento ambiental”, salientou.


 
UFT engajada no projeto

Já o reitor da UFT, professor Luís Eduardo Bovolato, disse que o programa demonstra que é preciso disseminar a cultura da coleta seletiva como forma de sustentabilidade. “Esta é uma construção em que a UFT está engajada", garantiu o reitor.

 

Para o diretor de Sustentabilidade e Meio Ambiente da UFT, professor Aurélio Picanço, o programa se soma ao que a universidade já vem realizando. "Buscamos parcerias com as prefeituras em todos os Campi da UFT para o incremento da sustentabilidade. A UFT sempre vai estar aberta a este tipo de ação”, afirmou.


 
Entenda o programa

O Programa Coleta Palmas tem caráter permanente e trabalha com a sensibilização e convencimento do cidadão sobre a necessidade de se adotar posturas positivas de preservação do meio ambiente e destinação correta dos resíduos sólidos, com a separação do que pode ser reciclado e do que é lixo, efetivamente. Entre os objetivos estão o apoio às cooperativas e associações de catadores para geração de renda e preservação do meio ambiente, possibilitando uma maior vida útil do aterro sanitário de Palmas.)

Comentários (0)