Prefeitura leva internet e computadores para escolas municipais da zona rural

Esta iniciativa envolve profissionais educadores da Universidade Federal do Tocantins, da PUC – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, que vão capacitar 64 professores...

Secretária de Educação mostrando laptop
Descrição: Secretária de Educação mostrando laptop Crédito: Secom

A Prefeitura de Porto Nacional, em parceria com a Universidade Federal do Tocantins, PUC de São Paulo e com apoio da Undime – (União dos Dirigentes Municipais), realizou, neste último dia 28 de agosto, a abertura do Primeiro Encontro Presencial do Curso Pedagógico para o uso de Laptops Educacionais, do programa UCA – Um Computador por Aluno.

Esta iniciativa envolve profissionais educadores da Universidade Federal do Tocantins, da PUC – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, que vão capacitar 64 professores. Estes professores também foram beneficiados com um Laptop e deverão atender as demandas destas escolas da Rede Municipal de Porto Nacional, principalmente na zona rural do município, implementando programa de inciativa do Ministério da Educação, com apoio da Secretaria Estadual da Educação, nestes casos usada para o “programa piloto” e que doou os computadores ao município portuense – (serão 500 Laptops para atender a rede municipal de ensino). 

Segundo a secretária municipal de Educação, Deuzelina Chagas, o programa para uso dos Laptops Educacionais UCA – Um Computador por Aluno, é o resultado da união de interesses no fortalecimento do conhecimento patrocinada pelo executivo portuense, UFT e PUC de São Paulo, parceria esta que tem como objetivo atender os alunos do ensino fundamental das Escolas Municipais de Porto Nacional. “Este programa vai proporcionar a nossos alunos a abertura de um horizonte de conhecimento com proporções gigantescas. Cada aluno, destas quatorze escolas, terão um computador e orientador capacitado para que ele possa conhecer as técnicas e desenvolver suas buscas de trabalho. Isso é uma conquista de grande importância para a melhoria substancial do nosso nível educacional”, lembrou ela, enfatizando ainda. “Quatro escolas situadas no centro urbano já possuem internet, e por determinação do prefeito Otoniel Andrade, mais dez escolas, estas localizadas na zona rural, serão servidas com um ponto de internet, permitindo assim o imediato uso dos laptops, já de posse dos nossos alunos e professores”, revelou.

 

Escolas beneficiadas com o programa

Neste primeiro momento, o município de Porto Nacional atenderá somente 64 cursistas, sendo 14 gestores educacionais, 8 coordenadores pedagógicos e 42 professores regentes de sala de aula do 4º e 5º  ano e professores de informática do ensino fundamental. As escolas beneficiadas serão as seguintes: Escola Municipal Dr. Euvaldo Tomaz de Souza – Setor Jardim Querido; Escola Municipal Vereadora Marieta Pereira de Macedo – Setor São Francisco; Escola Municipal Celso Mourão – Setor Vila Nova; Escola Municipal Deasil Aires – Setor Parque Eldorado; Escola Municipal Antônio Benedito Braga Borges – Reassentamento Santo Antônio; Escola Municipal Antônio Poincaré de Andrade – Região da Jacotinga; Escola Municipal José Pereira – Assentamento José Pereira; Escola Municipal Pau D’arco – Região do Pau D’arco; Escola Municipal Ercina Monteiro Pereira – Assentamento Prata; Escola Municipal Carmecita Matos Maia – Assentamento Flor da Serra; Escola Municipal Eulina Braga – Assentamento Capivara; Escola Municipal Faustino Dias – Região Matança; Escola Municipal Manoel João – Região Manoel João e Escola Municipal de Educação de Campo Chico Mendes.    

 

 

Comentários (0)