Prefeitura realiza 1ª Feira do Trabalho neste fim de semana

Evento acontecerá no dia 23 de setembro, às 14 horas, no Parque Cimba, e terá exposição e venda de produtos confeccionados por alunos concluintes dos cursos gratuitos

 São mais de 20 expositores na Feira
Descrição: São mais de 20 expositores na Feira Crédito: Divulgação

Araguaína terá a 1ª Feira do Trabalho voltada para a exposição de produtos confeccionados por alunos concluintes dos cursos gratuitos ofertados pelo Município. O evento acontecerá no próximo sábado 23, a partir das 14 horas, no Parque Cimba, e terá à disposição do público tapetes, bordados à mão, produtos de biscuit, pães, bombons e trufas.


 
A feira é promovida pela Prefeitura de Araguaína, por meio da Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Habitação, e tem como principal objetivo reunir todos os expositores, que buscam juntos o empreendedorismo. O evento é um incentivo às famílias a buscar a autonomia financeira e os participantes, são usuários da política de Assistência Social, por meio da integração ao mundo do trabalho.
 


São mais de 20 expositores, de setores ondem residem famílias em vulnerabilidade social, como Xixebal, Bairro de Fátima, Araguaína Sul, Vila Azul, Céu Azul e Barra da Grota. Durante a feira, os valores arrecadados serão como fonte de renda extra para os próprios alunos que confeccionaram o material durante os cursos ministrados pelo Programa de Promoção do Acesso ao Mundo do Trabalho (Acessuas) e parceiros.


 
A 1ª Feira do Trabalho conta com o apoio da Sala do Empreendedor, com informações sobre o Microempreendedor Individual (MEI) e Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), que disponibiliza equipes de apoio em cursos profissionalizantes.


 
Acesso ao trabalho

O Programa Acessuas, em parceria ao Programa Comunidade Cidadã, promove melhorias as famílias em situação de baixa renda, orientando sobre as oportunidades hoje existentes no Município, como vagas de emprego, cursos de capacitação, oficinas e orientações sobre o mundo do trabalho, afim de que essas famílias possam ter oportunidades de qualificação e melhoria na qualidade de vida.


 
Em junho, cerca de 100 pessoas receberam cursos com orientação do Acessuas Trabalho, no Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) 3, no Residencial Lago Azul. Atualmente, 169 alunos de 18 turmas realizam cursos no Centro de Geração de Renda. Em parceria com o Sistema S, são 450 alunos em 36 turmas.


 
Desde 2013, mais de quatro mil pessoas já receberam formação profissional ofertada pela Prefeitura de Araguaína. Só pelo Centro de Geração de Renda, que está em funcionamento desde 2014, já foram qualificadas 1.723 pessoas, com 120 turmas formadas em diversos cursos.


 
Serviço

O quê? 1ª Feira do Trabalho de Araguaína;

Quando? Dia 23 de setembro, sábado, às 14 horas;

Onde? Parque Cimba.

Comentários (0)