Prefeitura realiza última fase de repescagem do Festival Gastronômico de Taquaruçu

A avaliação aconteceu na manhã desta quinta-feira, 24,  na sede da Agência Municipal de Turismo (Agtur)

Repescagem busca preencher vagas
Descrição: Repescagem busca preencher vagas

Cor, sabor, aroma, originalidade e criatividade são alguns dos itens avaliados pelo corpo de jurados técnicos na última fase de degustação dos pratos que passaram pela repescagem para concorrer a uma vaga no 12º Festival Gastronômico de Taquaruçu (FGT), que acontece nos dias 05 a 09 de setembro. A avaliação aconteceu na manhã desta quinta-feira, 24,  na sede da Agência Municipal de Turismo (Agtur), na Arse 33, Avenida NS-10, Área Verde, Centro de Convenções Arnaud Rodrigues.

 

Na primeira fase da apresentação das preparações para degustação, os 62 melhores foram  aprovados para disputa do melhor prato na sua respectiva categoria, e para completar, as 70 vagas disponibilizadas para a disputa gastronômica, seguindo o que consta no  item 4.2.1 do edital do FGT, das oito vagas remanescente das cotas e/ou não atingiram o número de inscritos, ou nota suficientes para aprovação,  três delas subiram para categoria aprovados  por aproveitamento de notas, e cinco destas,  passaram pelo processo de repescagem, com a nova degustação, conforme item 8.1.12 do certame.

 

Ainda seguindo o item 8.1.12 do edital: para o processo de repescagem conforme os critérios do item 8 do edital do FGT, destina-se para aqueles  inscritos que não atingiram a nota mínima de 70 pontos, nos casos em que o número de vagas por categoria não foram preenchidos.

 

O candidato, Mário Benicio, que participou do processo seletivo, afirmou que esta foi uma oportunidade de melhorar seu prato, e poder além de participar do FGT, com condições de disputar o prêmio.  “Lembro-me da minha infância onde a professora falava que não adiantava correr no final do ano para estudar para a prova de recuperação, para conseguir tirar uma boa nota e passar, mas como aconteceu aqui hoje, pelo o que os jurados me passaram, eu consegui superar o que tinha de deficiência no meu prato, e agora trouxe um prato muito melhor, e estou confiante de que agora vai dar para entrar no festival”,  disse confiante o participante.

 

Para a professora do curso de nutrição da Universidade Federal do Tocantins – UFT e consultora em serviços de Alimentação, Nicolly Gregório, que participava do corpo de jurado técnico, o que mais a surpreendeu foi como os participantes acataram as críticas, e trouxeram preparações muito superiores. “É fantástico ver a transformação dos pratos que foram apresentados na repescagem, pois os participantes acataram as sugestões  feitas pelos jurados”, ressaltou a jurada.

 

Segundo o presidente da Agtur, Eudes Rodrigues, a  repescagem implementada este ano no FGT, vem para dar oportunidade para àqueles que na suas categorias sobraram vagas e não atingiram a nota, possam ter uma segunda oportunidade, e buscar a melhoria crescente que o festival vem tendo a cada ano. “O Festival se tornou uma referência gastronômica no estado, e o número de inscritos aumenta a cada ano, mas queremos melhorar cada vez mais a qualidade, por isso estabelecemos nota mínima de 70 pontos para classificação, e também, resolvemos fazer um processo de repescagem”, finalizou o gestor.

 

Resultado

 

A divulgação do resultado da fase de avaliação de degustação da repescagem está prevista para ser publicada no Diário Oficial do Município, na próxima segunda-feira, 28.

Comentários (0)