Prefeitura recomenda à Seturb que reforce frota de ônibus a partir desta segunda

Novos veículos e horários passarão a atender linhas 090 e 091 a partir de segunda, 13; Sesmu reforça a fiscalização no transporte coletivo municipal

Fiscalizações vem acontecendo desde a última quinta-feira, 9
Descrição: Fiscalizações vem acontecendo desde a última quinta-feira, 9 Crédito: Sesmu/Divulgação

Os ônibus do transporte coletivo de Palmas estão passando por fiscalização realizada por agentes de trânsito através da Secretaria Municipal de Segurança e Mobilidade Urbana (Sesmu), a fim de apurar a documentação, faróis, elevador para acesso de cadeirantes, limpeza e conservação dos veículos, condições dos assentos entre outros.

 

Mas a maior preocupação dos usuários e tem sido o descumprimento de horário por parte da prestadora de serviço, em especial após o retorno das férias. Para tanto, a Prefeitura de Palmas afirmou que recomendou à Seturb que, a partir desta segunda-feira, 13, novos veículos e horários sejam disponibilizados para o itinerário das linhas 090 e 091, que atende as universidades públicas na Capital.

 

O secretário executivo da Sesmu, Jocélio Santos, garantiu ainda que os ônibus das empresas Expresso Miracema e Viacap que atendem essas linhas serão operados com veículos com ar-condicionado, para atender melhor os estudantes que matriculados nas universidades da Capital.

 

As fiscalizações estão acontecendo desde a última quinta-feira, 9. Segundo Jocélio Santos, quando verificada algum tipo de irregularidade no serviço, são emitidas notificações e advertências aos responsáveis, que após análise, podem ser convertidas em multas administrativas, de acordo com o estabelecido no Termo de Concessão. E o próprio usuário pode denunciar na ouvidoria de transporte possíveis falhas no sistema.

 

Eixão

 

Os trabalhadores também podem contar com melhorias na linha do Eixão, que no período compreendido entre 6h30 às 7h20 estavam operando nesta sexta-feira, 10, com uma frequência em torno de 3 a 4 minutos de um veículo para o outro, passará a partir de segunda-feira, 13, a operar com uma frequência de 3 a 2 minutos, de um veículo para o outro.

 

Aplicativo 

 

E para ajudar a se informar sobre o horário de cada ônibus no dia, a Sesmu pede aos usuários que acessem o aplicativo Moovit, que pode ser baixado gratuitamente no Google Play e App Store. No aplicativo é possível acompanhar as linhas em tempo real, os horários e itinerários, pois todos os ônibus são monitorados via GPS.

Comentários (0)