Prefeitura usa carro de passeio para transportar pelo menos 7 alunos para escola

PM flagrou carro transportando sete alunos para escola de Novo Acordo. Vereador que fez a denúncia afirma que foram 11. Secretária admite utilização de carro e documentação irregular

Carro foi apreendido
Descrição: Carro foi apreendido Crédito: Foto do Leitor

Após solicitação do vereador de Novo Acordo Cirley Ribeiro Nogueira, a Polícia Militar (PM) flagrou sete crianças sendo transportadas da zona rural para escola no município, dentro de um carro de passeio, um veículo Pálio, com documentação irregular.

 

Duas crianças estavam dentro do bagageiro do carro. Embora o vereador tenha afirmado que eram 11 crianças no Boletim de Ocorrência registrado na Polícia Civil, a PM em relatório e a secretária Municipal de Educação, Luzilene Pereira Rocha, afirmam que eram sete.

a

 

O flagrante aconteceu na quarta-feira, 12, na saída da cidade. Conforme contou o parlamentar, ele vinha acompanhando a situação há 15 dias e acionou a PM para verificar a situação. “Eu afirmo que eram 11 crianças”, disse ao contar que solicitou o auxílio da PM para realizar o flagrante e posteriormente registrou B.O. da irregularidade e fez a denúncia no Ministério Público Estadual (MPE). Além disso, o vereador levou seis pais ao Conselho Tutelar para relatar o ocorrido.

 

Segundo o vereador, o veículo de passeio é da Prefeitura, doado pela Receita Federal ao Município, mas está com a documentação atrasada. Os ônibus do transporte escolar estão parados por falta de manutenção.

 

Secretária admite utilização de carro

A secretária da Educação, Luzilene Pereira Rocha, admitiu que a Prefeitura estava utilizando o carro para transportar alunos, mas negou que o motorista estivesse carregando 11 crianças, sendo duas no porta-malas. “Em nenhum momento eu autorizei o motorista a carregar os sete alunos”, disse.  

 

A secretária justificou que esta foi a única solução encontrada para não deixar os alunos perderem as aulas e que estava utilizando o veículo há uma semana. Conforme relatou, a Prefeitura tem um micro-ônibus que está em manutenção há duas semanas, aguardando uma peça chegar de Palmas. Os alunos faltaram uma semana de aula, alguns chegaram a ir por conta própria e, na segunda semana, a Prefeitura encontrou como solução utilizar o veículo.

a

 

Ao admitir que havia sete crianças no carro, a secretária também admitiu que a documentação do veículo esta atrasada. “O carro pequeno estava carregando cinco alunos e nesse exato dia ele estava com sete alunos”, afirmou ao declarar que a situação “é política. O vereador é de oposição e está fazendo de tudo contra o prefeito”. A secretária reafirmou que “isso foi feito na melhor das intenções para os alunos não perderem aula”.

 

De acordo com ela são 12 alunos da rede municipal que moram na zona rural da cidade. “Eu conversei com o motorista e ele negou que tivesse aluno no bagageiro. Ele me disse que teve que se ausentar para buscar documentos em casa”, afirmou insinuando que a criança fotografada no porta-malas foi armação enquanto o motorista estava ausente.

 

A secretária disse que não vai mais utilizar veículo de passeio para levar os alunos. “O carro foi apreendido e não vamos mais carregar”, disse.  

 

Comentários (0)