Prevenção a suicídio é tema de Audiência Pública na Câmara de Tocantinópolis

Na ocasião, mestrando em filosofia e autor de livro sobre o tema apresentou projeto de ação permanente para o município

Audiência foi realizada na última quinta-feira, 6, na Câmara de Tocantinópolis
Descrição: Audiência foi realizada na última quinta-feira, 6, na Câmara de Tocantinópolis Crédito: Divulgação

A Câmara Municipal de Tocantinópolis realizou uma Audiência Pública sobre prevenção ao suicídio nesta quinta-feira, 6, em atenção à campanha do Setembro Amarelo.

 

A audiência reuniu vereadores, a vice-prefeita Eleny Araujo, que também ocupa o cargo de secretária da Assistência Social, secretários municipais, a psicóloga do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) no município, Karla Lúcia Ferré Lagares e o professor Willian Costa de Medeiros, mestrando em filosofia e autor do livro Viver ou não viver, quem decide?, que trata sobre o suicídio.

 

Na ocasião, a psicóloga Karla Lúcia ressaltou a importância de educar as emoções, e disse que “somos seres com sentimentos e sabermos lidar com essas emoções de ódio, amor, tristezas e alegrias são fundamentais para ter uma boa saúde psicológica”.

 

Já o professor Willian Costa apresentou um projeto de ação permanente para o município, baseado numa didática sugerida por Silvio Gallo, filósofo brasileiro da Unicamp, que orienta à sensibilização, problematização, investigação e conceituação do tema.

 

O vereador autor do requerimento de Audiência, Lamarck Pimentel (PODE) fez um breve levantamento de casos acontecidos em Tocantinópolis e destacou muitas tentativas de suicídio. Segundo o parlamentar, deve-se unir forças entre o Poder Legislativo, o Poder Executivo, a Secretaria da Educação, Secretaria da Saúde, CRAS, igrejas e escolas para oferecer à sociedade suporte de prevenção e redução dos índices de suicídios no município.

 

Ao final da audiência foram concluídos os seguintes encaminhamentos:

 

1.            Cobrar do executivo a execução da emenda orçamentária que trata da capacitação de professores inserindo o tema do suicídio no contexto;

2.            Alinhar as ações dos poderes legislativo, executivo e entidades da sociedade civil durante a campanha do setembro amarelo;

3.            Melhorar e ampliar o sistema de notificações das tentativas de suicídio no âmbito do município de Tocantinópolis;

4.            Criar uma rede de acolhimento as famílias com vitimas do suicídio bem como a partir da notificação de tentativas ampliar o sistema de atenção preventiva.  

5.            Apoiar iniciativas de entidades da sociedade civil (igrejas, associações) que trabalhem com a prevenção do suicídio.

Comentários (0)