Primeiro dia de prova do Enem acontece neste domingo; T1 esclarece dúvidas

Candidatos do Enem no Tocantins precisam chegar uma hora mais cedo do indicado nos cartões de confirmação por conta do horário de verão

 Exame Nacional do Ensino Médio
Descrição: Exame Nacional do Ensino Médio Crédito: Divulgação

A dois dias do primeiro domingo de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), os estudantes do Tocantins devem ficar atentos aos locais para evitar contratempos, já que os portões serão fechados impreterivelmente às 13h, horário de Brasília, deste domingo, 5. Horário local 12 horas. 

 

Neste ano, o Enem será realizado em dois domingos: 5 e 12 de novembro . Neste primeiro domingo serão aplicadas as provas de linguagens, ciências humanas e redação, com 5 horas e 30 minutos de duração.

 

No segundo domingo, 12, vão ser realizadas as provas de matemática e ciências da natureza, com 4 horas e 30 minutos de duração. Nos dois dias, o candidato que sair da sala até duas horas após o início da prova terá sua nota zerada.

 

Documentos e objetos permitidos

 

O documento pode ser a carteira de identidade, carteira de motorista, carteira de trabalho, carteira de reservista ou passaporte. A carteira de estudante não será aceita como documento oficial. Também não serão aceitas cópias, nem mesmo as autenticadas.

 

Se o candidato perdeu ou teve o documento roubado, deverá apresentar um boletim de ocorrência expedido por órgão policial há, no máximo, 90 dias do primeiro domingo de aplicação do Enem – dia 5 de novembro.

 

Para fazer as provas, a redação e preencher o cartão de respostas o candidato terá de usar caneta esferográfica de tinta preta, fabricada com material transparente. Outra cor de tinta impossibilita a leitura óptica do cartão de respostas.

 

Itens proibidos

 

Não é autorizado o uso de celular ou de qualquer aparelho eletrônico durante as provas. Os aparelhos terão de ser colocados em um porta-objetos com lacre, que deverá ficar embaixo da cadeira até o final das provas.

 

O candidato também não poderá usar lápis, lapiseira, borrachas, livros, manuais, impressos, anotações, óculos escuros, boné, chapéu, gorro e similares e portar armas de qualquer espécie, mesmo com documento de porte. Se estiver com um desses objetos, eles deverão ser colocados no porta-objetos.

 

( Com informações da Agência Brasil )

Comentários (0)