Primeiro procedimento de ultrassom intracoronário é realizado no Tocantins

Técnica que permite visualizar o interior das artérias do coração é mais um grande avanço na área da saúde no Estado

Crédito: Divulgação

Na última quinta-feira, 17, foi realizado no setor de hemodinâmica do Hospital Unimed Palmas o primeiro procedimento de ultrassom intracoronário no Tocantins.  O ultrassom intracoronário (intravascular ultrasound - IVUS) é uma ferramenta de grande importância diagnóstica e terapêutica na cardiologia intervencionista.

 

Com o ultrassom intracoronário, o especialista consegue visualizar o interior das artérias do coração, durante o procedimento de cateterismo cardíaco, com imagens precisas que podem revelar doenças silenciosas e lesões ambíguas.

 

O ultrassom também auxilia no implante de stent coronário (pequeno e expansível tubo utilizado para restaurar o fluxo sanguíneo na artéria coronária e trazerem um ritmo quase normal) durante uma angioplastia (procedimento médico minimamente invasivo para desobstrução das artérias coronárias, restabelecendo a passagem normal do sangue).

 

Os especialistas que realizaram o primeiro procedimento de ultrassom intracoronário no Tocantins foram os médicos titulados na área Andrés G. Sánchez e Ibsen S. Trindade. Sabendo da relevância do ultrassom intracoronário, o IntervCenter disponibiliza este procedimento em seus serviços de imagem em cardiologia intervencionista, para realizar diagnósticos e tratamentos ainda mais precisos.

 

O Estado do Tocantins já conta com procedimentos de alta complexidade nas áreas de cardiologia intervencionista, cirurgia endovascular, arritmologia e neurologia. Com equipamentos modernos, de última geração, instalados há poucos meses, o setor de hemodinâmica do Hospital Unimed Palmas, por meio do IntervCenter, busca trazer o que há de melhor no mundo em termos de intervencão percutânea minimamente invasiva. Além de ter uma equipe altamente qualificada, que possui grande experiência na área de hemodinâmica e já realizou mais de 25 mil procedimentos de alta complexidade cardiovascular no Estado.

 

Sobre o ultrassom intracoronário

 

É realizado por meio de um pequeno transdutor, inserido na ponta de um catéter, o qual possui diâmetro de 0,87 milímetros, frequência de 40 MHz e resolução axial de 38 mícrons, ou seja, 0,038 milímetros. Isto permite visualizar o interior da artéria em três dimensões, com alta resolução, semelhante à visão real.

 

 

 

Comentários (0)