Primeiros testes rápidos para covid-19 dão negativo em Araguaína

1.000 unidades compradas pela Prefeitura começaram ser usadas nessa quarta-feira, 25, e já foram descartados seis casos suspeitos com o uso do material

Em Araguaína, seis casos suspeitos para covid-19 fizeram o teste rápido nessa quarta-feira, 25, e deram negativo para a doença. O material, que foi comprado pela Prefeitura, será aplicado em mais casos suspeitos nesta tarde de quinta-feira, 26. Ao todo, já são nove casos descartados e nenhum confirmado no Município.


 
O prefeito Ronaldo Dimas informou que manterá o decreto de contenção. “Por enquanto, vamos manter a decisão tomada, suspendendo alguns tipos de comércio, mas mantendo a grande maioria desde que a comercialização seja remota. Várias atividades mantêm-se em funcionamento normal, conforme pode ser observado no decreto”, afirmou.


 
O chefe do Executivo Municipal também sinalizou que os exames negativos podem provocar alterações nas medidas para distanciamento social. “Após a análise dos resultados dos testes que continuarão sendo realizados, poderá haver alguma alteração, mas não nesta semana”, assegurou Dimas.


 
Pacientes específicos


O teste rápido detecta o anticorpo Imunoglobulina M (IgM), que é produzido em grandes quantidades nas fases iniciais das doenças. A reação do corpo ao vírus sars-cov-2, causador da doença covid -19, é conhecido em 20 minutos após a coleta de uma amostra de sangue.


“Existe um período para realizar os testes, de acordo com o fabricante dos testes rápidos a recomendação é de realizar em pacientes com 10 a 12 dias após o início dos sintomas, antes deste período o resultado não terá eficácia”, esclareceu a secretária da Saúde.



Pontos de apoio


Esses testes serão realizados após classificação do atendimento nas duas unidades básicas de saúde (UBS) que passaram a ser porta de entrada para atendimento de qualquer grau de sintomas: UBS JK, localizada na rua Araguaci, quadra 14, bairro JK; e UBS Albeny Soares, que fica na Avenida C, nº 1035, no Setor Couto Magalhães, próxima à Escola Estadual Benedito Canuto Braga.

Comentários (0)