Professora municipal atuante em Buritirana é selecionada para capacitação no Canadá

A educadora concorreu com cerca de 1000 inscritos para 102 vagas direcionadas a professores da rede de ensino pública do país

O trabalho feito a mão permite abordar e conectar os conteúdos escolares.
Descrição: O trabalho feito a mão permite abordar e conectar os conteúdos escolares. Crédito: Divulgação/Ascom Prefeitura de Palmas

A elaboração do projeto “Mandalas dos Saberes: uma proposta integrativa para semear valores na ETI Luiz Nunes de Oliveira”, realizado pela professora Fátima Cabral e Silva, que trabalha há dois anos na Sala de Recursos Multifuncionais da Escola de Tempo Integral (ETI) Luiz Nunes de Oliveira, em Buritirana, foi selecionado para participar do Programa de Desenvolvimento de Professores da Educação Básica no Canadá, promovido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Em todo o estado, apenas mais um projeto irá participar desta capacitação.

 

O projeto de Fátima, que é especialista em Educação Especial e Atendimento Educacional Especializado, concorreu com cerca de 1000 inscritos para 102 vagas direcionadas a professores da rede de ensino pública do país.

 

Segundo a educadora, a proposta de trabalhar a construção de mandalas partiu da percepção que existem barreiras frente aos alunos portadores de necessidades educativas especiais. “O trabalho feito a mão permite abordar e conectar os conteúdos escolares das diversas disciplinas com o aluno com deficiência em forma de oficinas práticas aos colegas sem deficiência. Promove o diálogo, a valorização, o acolhimento e o respeito às diferenças”, explica.

 

Fátima ressalta que a construção de mandalas apresenta um grande potencial para explorar conceitos geométricos, melhorar a percepção visual de cores, formas e tamanhos, trabalhar a coordenação motora, o direcionamento e o foco. “Possibilita à criança e ao adolescente uma forma de se energizar, potencializar seus credos e se fazer presente no ambiente em que se encontra ou deseja ser percebido”.

 

A proposta desta intervenção pedagógica é integracional e transdisciplinar, pois os conteúdos de Matemática, Educação Física, Artes, Ensino Religioso e Filosofia serão abordados a partir da produção de artesanato simples - as mandalas. “Ao levar os saberes aprendidos nos momentos de trabalho manual aos demais colegas da escola e às pessoas da comunidade, queremos estreitar laços e semear valores, além de ir agregando respeito às diferenças”, conclui Fátima.

 

O diretor da Escola de Tempo Integral (ETI) Luiz Nunes de Oliveira, em Buritirana, Ademir Bandeira, um dos incentivadores do projeto, considera que "a participação da professora Fátima Cabral nessa formação é muito importante para o contexto da educação tocantinense, sobretudo, para nós em Palmas. Todos ganham, principalmente o nosso alunado".

 

Capacitação

 

A capacitação do Programa de Desenvolvimento de Professores da Educação Básica no Canadá está prevista para acontecer entre os dias 17 de maio e 8 de julho de 2021, nas cidades de Niágara e London.

Comentários (0)