Professores de Praia Norte ameaçam greve por Plano de Cargos

Uma assembleia geral está marcada para o final do mês onde os professores vão decidir se fazem greve. Prefeitura informou que Plano de Cargos, Carreira e Salários está em estudo.

 

Professores da rede municipal de Praia Norte ameaçam fazer greve no final deste mês caso a Prefeitura não abra diálogo para discutir o Plano de Cargos, Carreira e Salários da categoria. De acordo com presidente do Sindicato dos Professores, Francisco Frazão de Almeida, a entidade vem cobrando faz tempo a elaboração do PCCS. “Desde a administração anterior estamos fazendo cobranças e nesta administração existe a promessa, mas até agora não fomos recebidos para discutir a situação”, argumenta Frazão.

De acordo com o sindicato, pelo menos três ofício já teriam sido encaminhados à administração municipal, sem resposta. “Diante de tanto descaso, o sindicato vai se reunir no final do mês em assembleia para decidirmos por uma greve de advertência por três ou cinco dias”, afirmou o presidente do Sindicato.

De acordo com o Sindicato, em função da falta de um plano de cargos, carreiras e salários, não existe diferença entra quem tem ensino médio, superior ou pós-gradução. “Todos recebem o mesmo valor”, argumenta Franciso Frazão. “Estaremos realizando uma grande caminhada pelas ruas desta cidade, anunciando para a comunidade tudo que está acontecendo com os professores de seus filhos, através faixas, cartazes, carro de som e pronunciamento da diretoria. Estamos prontos para tudo”, argumentou o presidente do sindicato, alertando par aa greve.

Plano em estudo

A secretária de Educação de Praia Norte, Aureny Soares Pinheiro, afirmou ao Portal T1 Notícias que o Plano de Cargos, Carreira e Salários dos professores municipais está em estudo pela administração municipal. “Ainda não conversamos com o sindicato porque nossa proposta não está pronta”, argumentou a secretária.

De acordo com Aureny, o município cumpre o piso nacional da categoria de R$ 1.567,00, mas precisa definir o PCCS como forma de valorização do professor. “A maioria dos nossos professores tem habilitação apenas para as séries iniciais e não tem habilitação para atuar do 6º ao 9º ano. Esta é uma situação que também precisamos resolver”, argumentou.

A secretária não estabeleceu um prazo para a conclusão dos estudos do PCCS. “Repassei a situação para o gestor e ele está buscando resolver a situação”, informou.

De acordo com a secretária da Educação, Praia Norte tem 2.400 alunos na rede municipal e mais de 100 professores.

Comentários (0)