Profissionais do Samu protestam em Palmas para reivindicar melhorias salariais

Servidores bloquearam Avenida Theotônio Segurado em protesto pacífico para cobrar reajuste em gratificações, pagamento de insalubridade e jornada de 30h para profissionais da urgência e emergência.

Protesto servidores do Samu e das UPAs em Palmas
Descrição: Protesto servidores do Samu e das UPAs em Palmas Crédito: Divulgação

Profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) realizaram um protesto na manhã desta segunda-feira, 10, para reivindicar melhorias salariais. Os servidores, junto com profissionais das Unidades de Pronto Atendimento (UPA), bloquearam duas pistas da Avenida Teotônio Segurado, em Palmas, para chamar a atenção da prefeitura e, segundo eles, mostrar a situação para a população.

 

As três principais reivindicações em pauta são o reajuste da gratificação aos profissionais da urgência e emergência; pagamento da insalubridade e a jornada de 30 horas para profissionais do Samu e das UPA's.

 

Um dos membros da Comissão da manifestação, Robson Dantas, afirmou que a categoria começou uma negociação há aproximadamente 4 meses. “Reivindicamos o pagamento da insalubridade. O município de Palmas não paga, e isso já é pago por outros pequenos municípios, embora o nosso trabalho seja de risco”, afirmou o servidor.

 

O movimento foi considerado pacífico, e segundo os profissionais do Samu, os serviços de atendimento foram mantidos já que o protesto foi realizado por quem estava saindo do plantão e os servidores que estavam de folga. “Fizemos o protesto para sensibilizar os gestores à nossa causa e mostrar para a população qual a nossa situação”, disse Robson Dantas.

 

Sobre protesto

A Secretaria Municipal de Saúde informou por meio de nota que todos os servidores que atuam na urgência e emergência recebem gratificações, que são acumuláveis e variam de acordo com a atuação e setor. A secretária também comentou as outras reivindicações afirmando que não será possível conceder a carga horária de 30h aos profissionais.

Confira a nota na íntegra:

A Secretaria Municipal de Saúde informa que todos  os servidores que atuam na Urgência e Emergência recebem gratificações, que são acumuláveis e variam de acordo com a atuação e setor, a exemplo: Gratificações de Atividade de Urgência e Emergência em que todos recebem 10% sobre o vencimento, Gratificação de Titularidade, Gratificação de Saúde, Gratificação SUS, e a partir deste ano, foi instituído o Sistema de Bonificação por Mérito do programa SUPERHAR, em que o servidor que cumpre metas recebe mais.

Quanto à insalubridade, a discussão está na fase de análise de identificação dos servidores que têm direito a ela.

Em relação à carga horária, no momento não é possível autorizar a redução para que os serviços à população não sejam prejudicados.

(Atualizada às 15:38)

Comentários (0)