Programa BBClin chega aos três fazendo à diferença na vida de mamães e bebês

O BBClin  que está inserido no Modelo de Atenção às Condições Crônicas (MACC), chega aos três anos contabilizando, de 2015 a 2017, 359 atendimentos odontológicos

Programa atende em Palmas
Descrição: Programa atende em Palmas Crédito: Divulgação

Palmas tem uma nova bebê prefeita. Ana Laura Silva Santana, de três meses, foi empossada na manhã desta quinta-feira, 24, no Centro de Saúde da Comunidade Valéria Martins (Arse 122) durante as comemorações de três anos de existência do programa BBClin. O evento contou com a participação de várias mães, crianças e profissionais da saúde. 

 

Islaine Santana da Hora é a mãe da bebê prefeita Ana Laura. Ela conta que desde que descobriu que estava grávida buscou o apoio do Centro de Saúde e se surpreendeu com a dedicação de toda equipe. “É um prazer enorme, uma honra minha filha ter sido escolhida. A equipe aqui me acompanha desde quando descobri que estava grávida, fui super bem recebida. Tanto o tratamento médico como odontológico, fiz tudo certinho, e quando a nenê nasceu, no começo ela queria mamar só em um peito e elas me ajudaram com essa questão e hoje está normal, ela mama bastante”, disse Islaine, agradecendo ainda a equipe do Banco de Leite Humano do Hospital e Maternidade Dona Regina.

 

Outra mãe que teve dificuldade de amamentar foi Filomena Timótero, mãe do pequeno Kallebe, de um ano e um mês. “Com dois meses que ele tinha nascido, eu tive mastite e foram três meses nesse sofrimento, meu bebê perdeu peso. Mas encontrei nessa equipe anjos que me ajudaram, que não me deixaram desistir. E meu filho está bem, saudável e mamando até hoje”, afirmou Filó como gosta de ser chamada.

 

A amamentação foi um dos temas abordados pela coordenadora do Banco de Leite, Valquíria Pinheiro, em sua palestra sobre os primeiros mil dias do bebê. “A mulher gestante tem que ter vários cuidados, é importante trabalhar a prevenção, ter uma equipe de saúde atendendo por completo, desde a parte clínica até o preparo para o parto, o momento da amamentação. A gente quer uma criança que vá viver 100 anos e a base é os primeiros mil dias, onde os cuidados refletirão num adulto saudável, sem risco de obesidade, diabetes, pressão alta, doenças cardiovasculares e tantas outras”, ressaltou Valquíria.

 

Sonho consolidado

 

O secretário de Saúde Whisllay Bastos lembrou o início do programa, quando a odontóloga Alessandra Spinola o procurou para apresentar o projeto. “Era um sonho voltado para a saúde bucal mas que aos poucos foi contaminando todos os profissionais de saúde da unidade e envolvendo também a comunidade, e hoje é uma referência nacional nessa linha de cuidado materno infantil”, destacou.

 

“No início tínhamos uma visão odontológica, mas depois entendemos que precisava evoluir e integrar os demais profissionais. Quando a gente exerce uma função na área de saúde, a gente não tem noção do quanto a gente pode ser útil na vida das pessoas e isso pode acontecer numa visita ou numa conversa. Aqui a gente dá o apoio às famílias e colhe frutos dessa atenção que dispensamos”, complementou a odontológa Alessandra Spínola.

 

Atendimentos

 

O BBClin  que está inserido no Modelo de Atenção às Condições Crônicas (MACC), chega aos três anos contabilizando, de 2015 a 2017, 359 atendimentos odontológicos para  gestantes, 600 visitas domiciliares a bebês e 112 a recém-nascidos, e 605 tratamento odontológico ampliado para crianças de dois a 12 anos. Do início de 2018 até a primeira quinzena de maio, 86 novos bebês participaram da puericultura, foram contabilizados 214 retornos de bebês já inseridos no programa, 26 novas consultas de gestantes para o pré-natal odontológico, 21 visitas domiciliares compartilhadas (enfermagem e odontologia) a recém-nascidos, com apoio ao aleitamento materno exclusivo e 231 atendimentos odontológicos de crianças de dois a 12 anos.

 

O programa oferece educação em saúde envolvendo vários aspectos da gestação, puerpério e primeiros anos de vida do bebê, com cursos em módulos mensais e atendimento multiprofissional introduzindo hábitos de higiene, promovendo adequação alimentar para a saúde de todos os membros da família, evitando doenças crônicas futuras. Além de dar suporte ao aleitamento materno, oferecer orientações sobre aspectos diversos como oficinas de preparo para o parto, rodas de conversa para discussão de saúde na gestação, importância da vacinação, prevenção de acidentes com crianças, cuidados de saúde e alimentação de maneira geral, entre outros.

Comentários (0)