Projeto de escola de Palmas sobre Energia Solar será apresentado na Febrace 2019

Projeto da Escola Thiago Barbosa sobre energia solar é escolhido para representar Palmas na Febrace 2019

Equipe da Escola Thiago Barbosa que irá representar Palmas na Febrace
Descrição: Equipe da Escola Thiago Barbosa que irá representar Palmas na Febrace Crédito: Divulgação Secom Palmas

O projeto Instalação de painéis solares em moradias populares para pessoas de baixa renda, desenvolvido pelas alunas da Escola Municipal Thiago Barbosa, Letícia Carvalho, Ana Jamilly de Sousa e Maria Eduarda Farias irá representar Palmas no maior evento de popularização da ciência do país, a Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace), realizada pela USP, em São Paulo, em março de 2019.

 

O resultado foi anunciado nesta sexta-feira, 19, no último dia da 5ª edição da Feira de Empreendedorismo, Ciência, Inovação e Tecnologia (Fecit 2018), realizada pela Prefeitura de Palmas, por meio da secretaria da Educação. Os trabalhos científicos selecionados na mostra competitiva garantiram prêmios e certificado de reconhecimento à escola, aos professores orientadores e aos alunos.

 

Premiados

 

Na categoria individual Ensino Fundamental 1, foi classificada em 1º lugar, o Cemil Margarida Lemos Gonçalves, com o projeto Reaproveitamento de Água da Chuva. Como premiação foi entregue um tablet, um kit escolar e medalha.

 

Na categoria grupo Ensino Fundamental 1, quem conquistou o 1º lugar foi a ETI Almirante Tamandaré, com o projeto Viver da Terra, dos alunos do 5º ano. Cada aluno ganhou um smartphone e medalhas. A professora orientadora ganhou uma viagem para o Jalapão.

 

Na categoria individual Ensino Fundamental 2, a vencedora foi a escola Maria Júlia Amorim, com o projeto Maze ao cubo. Como prêmio, o autor do projeto ganhou um tablet.

 

Já na categoria grupo Ensino Fundamental 2, a vencedora foi a escola Darcy Ribeiro, com o projeto Grupo de Apoio a Resiliência. Como prêmio, os autores do projeto receberam um tablet cada um.

 

A equipe que apresentou o melhor Diário de Bordo foi a da escola Monteiro Lobato e os alunos ganharam tablets de presente.

 

Foram premiados também os projetos nas categorias: Universidade Grupo com o projeto Medicamento bom pra cachorro: Desenvolvimento de biscoito terapêutico veterinário como forma farmacêutica para cães, da Ulbra; Universidade Individual, projeto De Professor a Homem de Negócio: a Construção de Heisenberg em Breaking Bad, da Unitins e Programa de Aprendizagem Profissional, com o projeto Papagaio.io – robô de conversação para turismo, do Senac Palmas.

 

Bons resultados

 

O secretário municipal da Educação, Danilo Melo agradeceu a todos os professores e gestores escolares que incentivaram a participação dos alunos, as universidades parceiras e às empresas que prontamente contribuíram com a realização do evento e fez uma avaliação da Feira. “Superamos e tivemos quase o dobro de participação. A qualidade dos trabalhos apresentados é inquestionável, houve muita pesquisa, muito envolvimento das crianças, das famílias e dos educadores, algumas escolas tiveram trabalhos de altíssimo nível que foi difícil selecionar para a mostra competitiva, mas isso é fruto de todo um processo do resgate do ensino de ciências”, avaliou.

 

O secretário destacou ainda que a Fecit tem contribuído para os bons resultados alcançados pela rede municipal de ensino em competições como a Olimpíada Brasileira de Astronomia. “Recebemos hoje a informação da nossa participação na OBA e a cidade de Palmas, a rede municipal ganhou mais de 75% das medalhas do Tocantins e isso nos orgulha muito, pois demonstra que o ensino de ciências está muito bem encaminhado, o ensino de ciências hoje, também é referência em Palmas”, exaltou.

 

Homenagens


Na oportunidade, a Associação Comercial e Industrial de Palmas (Acipa) concedeu ao grupo Jorima e ao Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) o título Amigo da Educação pelos relevantes trabalhos prestados em prol da educação.

 

O Comitê Científico da Fecit homenageou a professora Monique Wermuth Figueras pela sua contribuição efetiva na implementação da Feira.

 

A atração musical ficou por conta da Orquestra Sanfônica Graciosa de Palmas. Além dos alunos que participaram da mostra científica, marcaram presença professores, gestores escolares e representantes de instituições parceiras. O evento foi realizado no Campus do Instituto Federal do Tocantins (IFTO) em Palmas nos dias 18 e 19 de outubro.

Comentários (0)