Projeto de Estruturação Turística de Taquaruçu realizará missão em Minas

O público alvo é o grupo em processo de formação da governança turística do polo turístico de Taquaruçu. 

Com o objetivo consolidar as atividades turísticas do Distrito de Taquaruçu e Bacia do Ribeirão Taquaruçu para potencializar um ambiente favorável para o desenvolvimento dos pequenos negócios dentro do projeto de Estruturação Turística do Polo Taquaruçu, será realizada nos dias 12 a 16, uma missão técnica de governança nas cidades mineiras de São João Del Rei, Tiradentes e Conceição do Ibitipoca, que são destinos referência em Governança Turística.

 

O público alvo é o grupo em processo de formação da governança turística do polo turístico de Taquaruçu.  E os conteúdos a serem explorados durante a missão serão o associativismo e cooperação; organização e protagonismo privado na consolidação e gestão de destinos;  gestão integrada de destinos;  turismo de experiência e de natureza;  parceria público-privada na gestão de atrativos e Unidades de Conservação;  receptivo turístico, organização local e roteirização; formatação de produtos, city tour e turismo de experiência.

 

Segundo a diretora de Estruturação Turística da Agtur, Ana Rúbia Macedo, trata-se de levar os empreendedores locais a  pensar em formar uma governança turística local e refletir sobre modelos apresentados.  “Promover o turismo sustentável, por meio da oferta de produtos e serviços que proporcionem experiências e vivências criativas em contato com a natureza, resignificando a qualidade de vida e a proteção efetiva do berço das águas de Palmas”, ressaltou Ana Rubia. Ela complementa que “queremos  inspirá-los na trajetória de formação da governança do Polo Turístico de Taquaruçu, preparamos um roteiro muito rico e diversificado em exemplos e experiências”, disse a diretora.

 

Projeto de estruturação

 

A Missão técnica faz parte do Projeto de Estruturação do Polo Turístico de Taquaruçu, que tem como objetivo estruturar a atividade turística na região, por meio de capacitações e supervisões técnicas. A proposta é garantir a atualização constante de agentes e microempresários que atendem visitantes das atrações locais sobre como a qualidade do atendimento ao turista.

 

O projeto garantiu ainda o mapeamento georreferenciado dos atrativos naturais e seus acessos, atualização da descrição das características físicas, nível de dificuldade de trilhas de acessos, capacidade de carga de atrativos, fluxo de pessoas e a construção de destinos turísticos para orientar o desenvolvimento das potencialidades locais. De modo que seja garantida a atuação com ênfase na formação e no fortalecimento de redes de empreendedores, articulando parcerias locais e identificando novas oportunidades de atuação, além de orientação aos empreendedores e disseminação de conhecimento.

Comentários (0)