Projeto Janela do Vale qualifica famílias junto ao turismo comunitário em Taquaruçu

Encerramento das atividades acontece nesta quarta-feira, 06, com apresentação de vídeo-documentário, das vitrines virtuais das nove iniciativas, entre outras ações do projeto.

Crédito: Divulgação

Durante dois meses produtores rurais e artesãos de Taquaruçu estiveram envolvidos com ações do projeto Janela do Vale que tem como foco a identificação, qualificação, organização, divulgação de iniciativas e geração de trabalho e renda junto ao turismo de base comunitária da região.

 

O projeto Janela do Vale identificou moradores da zona rural ou urbana de Taquarucu, onde cerca de 40 pessoas que já desenvolvem ações de fomento a atividade econômica local puderam participar.

 

Atividades artesanais como produção de licores e geleias, artesanato com madeira, práticas de crochê, pão caseiro e comidas veganas, fabricação de rapadura, produtos orgânicos naturais, plantas ornamentais, doces artesanais foram identificadas e receberam o apoio.


O projeto é executado pelo Instituto Raizama com patrocínio do Banco da Amazônia e, de acordo com o coordenador do projeto Rubens Brito, a ideia é capacitar essa famílias para que haja um aumento substancial na produção de seus produtos.


“Esses produtos já se encontram em fase de 'incubadora' e necessitam somente de apoio, do ponto de vista de incremento de sua visibilidade no mercado, e foi isso que fizemos nas oficinas e cursos ministrados”, declarou Rubens.

 

O encerramento das atividades acontece nesta quarta-feira, 06, às 18h, na pousada Aldeia da Serra, com apresentação dos resultados para a comunidade local.

 

A programação de encerramento inclui um diagnóstico e rodas de conversas com nove iniciativas de base comunitária com atores da comunidade local. Apresentação de vídeo-documentário de 9 minutos sobre o Projeto Janela do Vale e as iniciativas de turismo de base comunitária em Taquraruçu e uma vitrine virtual das nove iniciativas.

 

Parceiros do Projeto

 

O Janela do Vale conta com o patrocínio do Banco da Amazônia, por meio do edital de patrocínio 2021 e é executado pelo Instituto Raizama, em parceria com a comunidade local de Taquaruçu. Os resultados do Projeto incluindo as vitrines virtuais e o vídeo-documentário estarão disponíveis no portal do Instituto.

 

Instituto Raizama

 

O Instituto Raizama existe desde 2012 e tem como princípio a conciliação entre o desenvolvimento sustentável e a conservação da natureza, o respeito aos interesses das populações tradicionais, sobretudo as populações indígenas, o respeito aos direitos humanos, repúdio aos preconceitos e discriminação de qualquer natureza, o respeito a Constituição Federal unida e soberana do Brasil e aos princípios das Nações Unidas.

 

Programação de encerramento

 

18h: Abertura com a apresentação do vídeo-documentário do Projeto Janela do Vale


19h: Palestra sobre Turismo de Base Comunitária com participação da Consultoria Especialista Tatiana Fernandez


20h: Espaço para contribuições dos 9 atores das iniciativas de base comunitária de Taquarucu


20h30: Encerramento e Lanche de confraternização.

 

Mais informações podem ser solicitadas pelo número (63)981239284.

Comentários (0)