Projeto Olhos d’Água recupera nascentes do Rio Lontra, em Araguaína

Nesta quinta-feira, 10, o plantio de mudas chegou à 17ª nascente nas proximidades de Araguaína. Na região, 50 fontes estão programadas para receber os trabalhos de revitalização.

Projeto foi iniciado em abril de 2018
Descrição: Projeto foi iniciado em abril de 2018 Crédito: Marcos Filho Sandes/Ascom

Iniciado em abril de 2018, o Projeto Olhos d’Água está recuperando nascentes da Bacia Hidrográfica do Rio Lontra. Nesta quinta-feira, 10, o plantio de mudas chegou à 17ª nascente nas proximidades de Araguaína. Na região, 50 fontes estão programadas para receber os trabalhos de revitalização.


 
De acordo com o coordenador do Viveiro Municipal, Alcy Batista, as espécies plantadas são exclusivamente nativas, como Pau Ferro e Cajuí, que são do bioma Cerrado, e ainda Oiti e Angico, naturais do bioma Amazônico. “Nós estamos em uma área de transição, bem no portal da Amazônia”, explicou.


 
Água o ano todo


O público beneficiado do projeto são agricultores familiares, aqueles que possuem áreas com no máximo quatro módulos fiscais. Na propriedade do agropecuarista e comerciante Iran de Queiroz, 56, foram duas nascentes recuperadas com 170 mudas. Ambas nascentes desaguam no Córrego Grota Rica, percorrendo as quedas d’água até chegar ao Rio Lontra.


 
“Na estiagem esse trecho do rio seca por causa da perda das nascentes e falta de conservação. Quem sabe, agora, Deus dá a benção de correr água o ano todo, como era antigamente. Essa água não é boa só para o pasto e animais, mas também para a gente beber, ela não é salobra como a do poço”, contou o proprietário.


 
Prevenção 


O projeto também tem objetivo de dar manutenção durante um período de 30 meses com cercas e aceiros para prevenção de invasão e incêndios florestais, tratos culturais e eventuais replantio de mudas.

Comentários (0)