Projeto traz roteiro com visitas para alunos conhecerem tradições de Taquaruçu

O primeiro roteiro, com alunos do 4º ano do ensino fundamental, está programado para esta quinta, às 14 horas, com destino à Aldeia TabokaGrande, seguindo todos os protocolos contra a Covid-19

Simone entregou kit aos pais dos alunos e explicou projeto
Descrição: Simone entregou kit aos pais dos alunos e explicou projeto Crédito: Divulgação

Um momento de interatividade lúdica com o boneco Gigante Amarelo e o despertar para os valores culturais; uma vivência na roça com técnicas de agricultura ancestral; a arte de manusear o barro. Estes são apenas alguns dos temas previstos no Programa Culinária de Identidades - Memórias de Taquaruçu.

 

O primeiro roteiro, com alunos do 4º ano do ensino fundamental da Escola Municipal Crispim Pereira, está programado para esta quinta, às 14 horas, com destino à Aldeia TabokaGrande, seguindo todos os protocolos de segurança contra a Covid-19.

 

Segundo a especialista em patrimônio Simone Moura, a ideia é oferecer uma programação sustentável que respeite a diversidade e o diálogo com a comunidade local. “Tivemos reuniões pedagógicas e formalizamos contratos com os pais, garantindo a segurança das crianças”, revela, lembrando que todos os custos operacionais do roteiro, incluindo materiais didáticos, alimentação, transporte e todo suporte de logística de apoio são custeados com recursos da Lei Aldir Blanc, por meio de edital da Agência do Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc).

 

O roteiro programático propõe visitas em alguns pontos de Taquaruçu para compartilhar conhecimentos vividos e produzidos na comunidade. “Os alunos entenderão em todo o processo metodológico da vivencia a preciosidade dos saberes que habitam este lugar”, ressalta Simone Moura. 

 

Com tema o principal “Conhecendo seu Território”, os roteiros de até 4 horas de duração propõem vivenciar histórias de vida de antigos conhecedores de Taquaruçu, que vão apresentar seus conhecimentos sobre Agricultura Regenerativa, Cultura Popular e, claro, os Sabores e Aromas da Culinária de Identidades do Distrito. 

 

“Ações lúdicas e educativas, que ressaltam nossa cultura, são muito bem-vindas pelo Governo do Estado”, afirma o presidente Jairo Mariano, pontuando a importância dos saberes e fazeres preservados em Taquaruçu. 

Comentários (0)