Projeto Veredas usará instrumentos feitos por artesãos de Taquaruçu

Lançado pela Prefeitura, projeto é realizado pela Secretaria Municipal da Educação e a Fundação Cultural de Palmas, e será desenvolvido na Escola Municipal Crispim Pereira de Alencar, em Taquaruçu

Projeto valoriza cultura regional
Descrição: Projeto valoriza cultura regional Crédito: Divulgação

A Prefeitura de Palmas lançou oficialmente na noite desta terça-feira, 21, o Projeto Veredas, que tem o objetivo de fortalecer, valorizar e divulgar a cultura regional de Palmas, por meio da música, dança e outras tradições artísticas, utilizando como instrumentos violas e rabecas de buriti, além de outros instrumentos como caixas e tambores, confeccionados por artesãos da região de Taquaruçu.

 

O projeto, que é realizado pela Secretaria Municipal da Educação (Semed), em parceria com a Fundação Cultural de Palmas, será desenvolvido na Escola Municipal Crispim Pereira de Alencar, em Taquaruçu, todas as terças e quintas-feiras no turno vespertino. Inicialmente o projeto contará com a participação de 15 alunos, mas terá capacidade para dobrar o número de crianças atendidas. A coordenação do projeto está sob a responsabilidade da professora Aline Reis e as aulas são ministradas pelos professores de música Diego Britto e Alex Busquetes.

 

Segundo o professor Diego Britto, o objetivo do projeto é resgatar o uso da viola e da rabeca de buriti. “Esses instrumentos tocantinenses já existiram em outros lugares do País, mas hoje só existem na região de Taquaruçu e nosso objetivo é trabalhar com as músicas sertanejas antigas, do Tocantins antigo”, declarou.

 

O secretário da Educação, Danilo de Melo, destacou que o projeto Vereda Viola de Buriti tem o objetivo de resgatar e valorizar esses instrumentos tocantinenses. “A viola e a rabeca de buriti são um patrimônio cultural da região de Taquaruçu. Quem é pioneiro de Palmas se lembra do “Nascimento da rabeca”, que foi um personagem extraordinário, uma pessoa do povo, um camponês que com a sua simplicidade conseguia trazer muita sensibilidade, muita alegria para esse povo do norte goiano. Então, esse é um projeto que tem um foco que está sendo pensado junto com as crianças da escola Crispim Pereira, com o apoio importante da Fundação Cultural do Município e visa resgatar e valorizar esses instrumentos tocantinenses, que são um patrimônio cultural da região”, destacou.

 

(Matéria atualizada às 11h06 de 23/02/2017)

Comentários (0)