Quatro casos suspeitos de gripe H1N1 são registrados no HIP: Sesau investiga 10

Conforme Protocolo do Ministério da Saúde, foram pedidos exames laboratoriais que irão detectar se o vírus foi ou não contraído pelas crianças...

Hospital Infantil de Palmas
Descrição: Hospital Infantil de Palmas Crédito: Da Web

O diretor técnico do Hospital Infantil de Palmas (HIP), Geraldo Pacheco, confirmou ao T1 Notícias nesta quarta-feira, 4, que quatro crianças com suspeita da gripe H1N1 foram atendidas na unidade.

De acordo com o diretor, que também é pediatra, ainda não é possível confirmar se os casos são de H1N1, mas conforme determina protocolo do Ministério da Saúde foram pedidos exames laboratoriais, que irão detectar se o vírus foi ou não contraído pelas crianças.

“As crianças estão bem, duas já receberam alta e as outras duas estão na UTI por terem apresentado um quadro de pneumonia. Contudo elas estão evoluindo e estão sendo acompanhadas por nós. Nós pedimos os exames seguindo o protocolo do Ministério da Saúde e agora é preciso aguardar”, frisou o médico, que disse que os exames são realizados fora do Estado e por isso os resultados devem sair em aproximadamente 10 dias.

Segundo o Hospital Infantil, das quatro crianças atendidas na unidade, três foram encaminhadas com a suspeita da gripe H1N1 do Hospital Regional de Paraíso. A outra criança já estava internada no Hospital Infantil de Palmas em tratamento contra pneumonia e, por ter tido contato com as outras crianças, também entrou na lista de casos suspeitos.

 

Casos no Estado

A Secretaria Estadual da Saúde (Sesau) informou ao T1 Notícias que três casos da gripe H1N1 foram confirmados este ano no Tocantins. Segundo a Sesau, outros dez casos notificados aguardam resultado laboratorial.

Ainda de acordo com as informações da Sesau, em 2013 foram confirmados sete casos da doença no Tocantins, destes um residente em Mato Grosso e outro em Bom Jesus da Lapa-BA. Dos casos confirmados, dois evoluíram para óbito. A Sesau frisou que dos sete casos de influenza confirmados, três foram para influenza A (H1N1) pdm 09, dois de influenza B, um de influenza A (H3) e um de influenza não subtipado.

Comentários (0)