Queima dos Tambores é adiada e documentário de 2020 é disponibilizado ao público

O tradicional evento estava previsto para ocorrer no dia 06 de fevereiro deste ano

Queima dos Tambores realizada em fevereiro de 2020
Descrição: Queima dos Tambores realizada em fevereiro de 2020 Crédito: Raiza Milhomem/Prefeitura de Palmas

A Queima dos Tambores, um dos eventos principais do carnaval de Taquaruçu, produzido pela aldeia TabokaGrande, foi adiada em virtude da pandemia da Covid-19. O evento estava previsto para ocorrer no dia 06 de fevereiro deste ano. 

 

Mesmo com a alteração, foi disponibilizado ao público um documentário sobre a Queima dos Tambores de 2020. A organização deve escolher uma nova data para a realização do evento, de forma híbrida, com pouco de artistas, técnicos, público presencial, e também de forma online.

 

Confira aqui o documentário completo.

 

Queima dos Tambores

 

A Queima dos Tambores é um ritual de purificação e transformação por meio do elemento natural fogo. Teve início no ano de 2002 acontece em geral uma semana antes do carnaval. Começa com o rito de acender o Turimbó “Turi – (fogueira) junção de ‘curi’ (pau oco) e ‘m’bó’ (furado) em tupi-guarani”, para acendê-lo os participantes fazem pedidos com a intenção de queimar algo ruim, desejando que se transforme em algo bom.

 

Nesta espécie de fornalha de madeira ou barro, simbolicamente modelam-se e afinam os tambores artesanais que tradicionalmente tocam o ritmo Capoeboicongo mistura de raízes da: Capoeira, Boi e Congo. Neste ritmo, Celebram-se os mitos da “Cultura TabokaGrande”, além de entoar canções populares, seguindo tradições das brincadeiras de Boi, da Capoeira e do Congo.

Comentários (0)