Palmas, Tocantins -

Cidades


Em Palmas
179 visualizações

Radares fixos da Teotônio Segurado serão verificados para conferência da exatidão

Técnicos vão verificar se a leitura dos medidores de velocidade está em conformidade com as máximas permitidas na via
- Atualizada em
Ascom/Governo do Tocantins

Na próxima segunda-feira, 26 de outubro, a Agência de Metrologia, Avaliação da Conformidade, Inovação e Tecnologia do Estado do Tocantins (AEM-TO), órgão delegado do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), irá realizar a Verificação Anual Periódica de dois radares fixos na Avenida Teotônio Segurado, em Palmas. 

 

A ação rotineira terá início às 8h30 e faz parte do escopo de trabalho da AEM. O objetivo da verificação é conferir a exatidão das medições efetuadas pelos instrumentos medidores de velocidade (radares) e atender ao Regulamento Técnico Metrológico, aprovado pela Portaria Inmetro nº 544/2014, que determina como obrigatória a verificação de radares de velocidade uma vez por ano ou todas as vezes que o equipamento passar por algum tipo de reparo.

 

Radares de Palmas

 

Atualmente, todos os radares fixos estão em pleno funcionamento. No caso dos equipamentos da Avenida Teotônio Segurado, o limite máximo permitido na via é de 70 km por hora.

 

Nesta ação serão aferidos os radares fixos: Av. Teotônio Segurado com Av. LO-25 (próximo ao Sindepol) – Sentido Norte-Sul.

 

Vale lembrar aos motoristas que durante cerca de duas horas o trânsito no local será interrompido.

 

Verificação metrológica

 

Para fazer a Verificação Anual dos Radares (medidores de velocidade), um veículo oficial da AEM trafega na via averiguada e passa pelo equipamento instalado, em média cinco vezes. Neste processo, usa-se um aparelho, que é calibrado pelo Inmetro e, que ao passar pela barreira eletrônica, compara a velocidade fornecida pelo radar com a do veículo oficial da AEM.

 

De acordo com os dados encontrados na vistoria, com base nessa equiparação, o radar pode vir a ser aprovado ou reprovado. Quando ocorre a reprovação dos medidores de velocidade, eles não podem ser utilizados até que a empresa responsável realize as adequações necessárias.

 

Os radares de trânsito são aparelhos que monitoram o tráfego de veículos e identificam quando um deles circula acima do limite estabelecido para a via em questão. Para o funcionamento, devem ter seu modelo aprovado pelo Inmetro, atendendo à legislação metrológica em vigor e aos requisitos estabelecidos na resolução do Contran.

 

Verificação anual

 

O objetivo da ação é atestar a leitura dos medidores de velocidade para veículos automotores e verificar a conformidade com a velocidade permitida nas rodovias, bem como observar se a velocidade que os radares marcam dos veículos que estão passando por ele está correta e se estão de acordo com o verificado pelo Inmetro.

 

Vale ressaltar que as velocidades permitidas são determinadas considerando a segurança do trânsito e dos motoristas, passageiros, pedestres e ciclistas.