Região do Parque dos Povos Indígenas amanhece em chamas; Bombeiros estão na Serra

O Corpo de Bombeiros emitiu nota dizendo que, devido aos vários focos de incêndios na Serra do Lajeado, todo o efetivo foi direcionado para a região.

Crédito: Reprodução/ Jacqueline Fernandes

A área de preservação que fica ao lado do Parque dos Povos Indígenas amanheceu em chamas nesta sexta-feira, 6. Segundo testemunhas, o fogo se iniciou próximo ao Colégio Militar e se espalhou pela vegetação seca do local. Motoristas que passavam no momento registraram a densa nuvem de fumaça que se formou e dificultou a visibilidade. 

 

Mesmo diante da ocorrência, os Bomberios conferiram que não há equipe para combater as chamas. Uma nota divulgada pela corporação comunicou que não há efetivo nesta sexta-feira, para Palmas, pois toda a equipe está na Serra do Lajeado.

 

De acordo com os Bombeiros, a Serra está com vários focos de incêndios e todo o efetivo administrativo foi empregado nos serviços de combate as chamas por lá. 

 

Procurada pelo T1 Notícias, a Prefeitura de Palmas informou que a Defesa Civil Municipal está no local para o combate as chamas, e ressaltou que a população pode acionar a Divisão de Fiscalização Ambiental da Guarda Metropolitana, por meio do 190 e denunciar atos criminosos que coloquem em risco a preservação ambiental.

 

Atear fogo é crime ambiental, conforme disposto na Lei Federal Nº 9.605/98. O autor está sujeito a multa, detenção ou reclusão, conforme Art. 41. Além disso, atos como esses prejudicam a fauna e a flora da região e ainda  afeta a qualidade de vida da população, desencadeando problemas respiratórios. 

 

Veja um vídeo do local:

https://www.youtube.com/watch?v=S2KvJZ9_f8U&feature=youtu.be

Comentários (0)