Palmas, Tocantins -
Gurupi Mais Humana e Mais Bonita

Revitalizada, Praça D'Abadia é novamente entregue à população de Gurupi

Para celebrar esse novo espaço e também o dia das Mães, foi realizado o show nacional do Padre Antônio Maria
- Atualizada em
Reinauguração da praça Lino Vargas e Marcos Veloso

Um espaço moderno, bonito, seguro é o que os gurupienses passam a ter com a transformação da Praça João Borges Leitão, conhecida como Praça D’Abadia, que foi entregue pelo Prefeito Laurez Moreira e vereadores à população na noite deste domingo, 12. Centenas de famílias gurupienses saíram de casa para acompanhar esse momento que faz parte do Programa “Gurupi Mais Humana e Mais Bonita”, que tem como objetivo melhorar e qualificar a cidade.

 

Quem visitar o local encontrará uma Praça que conta com iluminação de led, que propicia melhor claridade e assim oferece mais segurança aos visitantes, um playground para o entretenimento dos pequenos, enquanto os adultos podem degustar as delícias oferecidas nos quiosques de alimentação, ou até  mesmo enquanto acompanha as novidades das lojas que poderão ser implantadas no espaço para os comerciantes. Para os idosos que gostam de bater um papo com os amigos, além dos bancos instalados, também foi feito um espaço para jogos. Outra novidade que garante mobilidade é o piso intertravado. Os usuários do transporte público agora terão um ponto moderno e enquanto aguardam os ônibus poderão usar a internet wi fi gratuita. E a grande novidade é a fonte luminosa que tem um sistema moderno que não acumula água e permite aos visitantes interagir com os jatos d’água.

 

A entrega do espaço é comemorada pelos moradores como o casal de aposentados, Antônio Blessa e Aparecida Blessa, que moram em Gurupi há quase 30 anos e comentam que a nova Praça está linda. “Está um espaço lindo, moderno e aconchegante, ótimo para o lazer das famílias”, disse Aparecida. O esposo dela complementou afirmando que estarão sempre no local e certamente quando os bisnetos estiverem em Gurupi será um lugar para eles passear.

 

O mecânico, Elton Costa, aproveitou o domingo de inauguração para passear com a esposa e o filho, de 4 anos. No parquinho instalado, o filho estava se divertindo e afirmou que o espaço será bem aproveitado pela família.

 

O autônomo Francisco Marinho, aproveitou para registrar por meio de vídeo a fonte luminosa. Para ele, o prefeito Laurez Moreira acertou em construir essa nova praça. Ele também aproveitou para levar o filho, de 3 anos, ao local para brincar no parquinho.

 

A servidora Pública, Generosa Pires, destacou que a gestão municipal fez um grande trabalho, agora cabe a toda população cuidar e preservar a Praça. “A Praça é de todos e devemos ter a consciência de cuidar. O que também chamou minha atenção é esse sistema moderno da fonte luminosa que não acumula água, assim evitando a proliferação do mosquito da Dengue”, enfatizou.

 

O prefeito Laurez Moreira falou da alegria de realizar mais essa obra tão deseja pelos gurupienses. “Hoje estamos resgatando o prazer das famílias gurupienses de sair de casa para passear num local agradável. Quando eu assumi a prefeitura tínhamos apenas uma pista de caminhada, decidimos que precisaríamos criar mais locais e assim fizemos, agora chegou a vez de cuidarmos das praças e assim faremos e tornaremos Gurupi a cidade mais humana do Estado. O poeta Castro Alves já dizia: a Praça é do povo, e por isso ela precisa estar bem organizada, limpa, iluminada e é isso que faremos com todos os espaços de nossa cidade”, afirmou.

 

Representando a família do homenageado, João Borges Leitão, a neta, Regina Leitão, agradeceu pelo empenho da gestão em oferecer esse novo espaço aos gurupienses e destacou que a família se sente honrada com a homenagem.

 

Homenageado

 

João Borges Leitão, nasceu em São Francisco (MA), em 1911. Filho de Idalina Borges Leitão e Luiz Leitão. Foi casado com Rosilia Borges Leitão, com quem teve três filhos. Em 1956, a convite do prefeito de Porto Nacional, veio para o então norte de Goiás, assumir o cargo de subprefeito do recém-criado distrito de Gurupi.  Dentre suas realizações se destacam o projeto das ruas e avenidas de Gurupi. A construção do mercado municipal, onde atualmente encontra-se o Centro Cultural Mauro Cunha. Foi responsável pela passagem da rodovia Belém-Brasília pelo centro de Gurupi, atual Avenida Goiás. Trouxe a primeira subdelegacia de polícia para o então distrito.

 

João Borges Leitão faleceu em janeiro de 1958, em decorrência de um ataque fulminante.

 

Show

 

Para celebrar esse novo espaço e também o dia das Mães, foi realizado o show nacional do Padre Antônio Maria. Milhares de pessoas lotaram a Praça para adorar a Deus por meio das canções conhecidas no meio religioso. Os católicos aprovaram e afirmaram ser um grande presente a todas as mães e famílias gurupienses.

 

O aposentado Antônio Cabral assistiu pela segunda vez ao show do Padre, dessa vez ao lado da esposa. Ele que acompanha o Padre Antônio Maria pelo canal TV Aparecida disse que o prefeito acertou na escolha.

 

A servidora Pública, Generosa Pires, afirmou que gosta do Padre e que sempre reza o terço com ele por meio da TV Aparecida. Para ela, o Padre é um grande mensageiro da Palavra de Deus e a vinda dele a Gurupi é um presente muito especial aos católicos gurupienses.

 

Participação

 

Prestigiaram ao evento a Desembargadora do Tribunal de Justiça do Tocantins, Drª Ângela Prudente, a vice-prefeita, Dolores, Nunes, os secretários municipais, familiares do homenageado João Borges Leitão, os vereadores Wendel Gomides, Ivanilson Marinho, Eduardo Fortes, André Caixeta, Marílis Fernandes, Zezinho da Lafiche, César da Farmácia, Cláudio do Trevo, Jair Sousa, Mirian Lustosa e Sargento Jenilson

 

 

Notícias sobre:

praça d'abadia gurupi prefeitura