Ronaldo Dimas entrega chaves de Araguaína nas mãos de bebê-prefeito

Escolha do bebê faz parte da programação da 1ª Semana do Bebê. A solenidade de entrega da chave para a família aconteceu hoje, 25, no Hospital Dom Orione

Dimas entrega chave a bebê
Descrição: Dimas entrega chave a bebê Crédito: Foto: Ascom

Miguel Moraes Felipe, três dias de vida, dormia tranquilo no colo da mãe, ele ainda não entendia o que estava acontecendo. Mas, a cerimônia do “bebê-prefeito” ficará marcada para sempre na vida de sua família. A criança recebeu simbolicamente a chave de Araguaína das mãos do prefeito Ronaldo Dimas e da madrinha, a primeira-dama Nil Dimas. O evento, que faz parte da 1ª Semana do Bebê, aconteceu na manhã desta quarta-feira, 25, no Hospital Dom Orione (HDO).
 
De acordo com a articuladora do Selo UNICEF, Núbia Marinho, o bebê-prefeito é o primeiro a nascer após a Lei Municipal nº 3.007/2016, que oficializou a Semana do Bebê no Município, ter sido sancionada. “O prefeito assinou a lei dia 23 deste mês e Miguel foi o primeiro a nascer após a assinatura, no mesmo dia, às 15h22, no Hospital Dom Orione”, disse.
 
Durante a solenidade, os pais de Miguel, André de Oliveira Felipe e Claudiana Moraes da Silva, além da chave receberam uma planta que significa vida. “Quando soube do projeto aceitei. A ideia é muito diferente, a gente não conhecia. Esse momento é especial principalmente para o Miguelzinho, quando ele crescer ficará orgulho e será também uma responsabilidade. Esse momento vai ficar marcado nas nossas vidas”, ressaltou a mãe.
 
Solenidade

Durante a solenidade, o prefeito Ronaldo Dimas parabenizou a criança e desejou que ela seja uma excelente pessoa. “Quem sabe ele não será mesmo o nosso futuro prefeito? Na oportunidade quero agradecer o apoio do HDO que vem sempre contribuindo para o desenvolvimento da região, além de ser uma referência em atendimentos de saúde para a população”, pontuou.
 
O prefeito lembrou que a sua gestão tem uma preocupação muito grande com as crianças da primeira infância. “Tínhamos em 2013, em creches do município 5.300 crianças, hoje temos mais de 11 mil, praticamente dobramos o número de vagas. Nas unidades básicas de saúde eram 13 médicos para atendimentos, hoje temos mais de 40. Na assistência social não tem sido diferente, são sete centros com diversas ações de qualificação, orientações e apoio às famílias”, frisou.
 
Após a solenidade, Dimas visitou a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) neonatal do hospital e o Centro de Parto Normal que está sendo reformado. “O local será somente para partos, com sala de acolhimentos, local para parto humanizado e outros”, explicou o superintendente do HDO, Osvair Cunha.  
Estiveram presentes ainda na solenidade os vereadores Aldair da Costa Souza (PR), mais conhecido como Gipão, Luciano Santana (PR), além de outras autoridades.
 
Parto

Miguel, o bebê-prefeito, nasceu de parto normal, com 49 centímetros e 3,170 kg. A enfermeira obstetra Aline Ramalho, que acompanhou o parto, contou que o bebê nasceu sem nenhuma dificuldade e que o pai acompanhou de perto todo o processo. “Foi tudo muito tranquilo e o próprio pai cortou o cordão umbilical”, falou.

Semana do Bebê

Com a sanção da lei, a Semana do Bebê de Araguaína será realizada todos os anos, com programação voltada para a preservação dos direitos da primeira infância. A semana é uma realização da Prefeitura de Araguaína, com o apoio do Fundo das Nações Unidas pela Infância (UNICEF).

 

Comentários (0)