Ruraltins intensifica ações do compra direta de agricultores familiares

Através do programa são beneficiados agricultores familiares que vendem a produção diretamente para o governo sem atravessador.

Alimentos de qualidade adquiridos através do PAA
Descrição: Alimentos de qualidade adquiridos através do PAA Crédito: Divulgação

O Ministério do Desenvolvimento Social e Combate a Fome (MDS), em parceria com o Governo do Estado, por meio do  Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins) aplicará, até o final deste ano, o valor de R$ 161.680,00 no Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), na modalidade Compra Direta Local da Agricultura Familiar, no município de Miracema do Tocantins.

 

Na primeira parcela deste montante, mais de RS 30 mil já foram aplicados no município, por meio do programa, beneficiando os agricultores da região com um aumento na renda familiar.

 

Além dos produtores, o programa beneficia também as entidades que recebem os alimentos. “Os alimentos comprados com o programa tem grande aceitação por parte dos consumidores. Nas escolas, por exemplo, os alimentos são muito bem-vindos, pois além de poderem variar o cardápio, as crianças recebem uma alimentação mais completa, com alto valor nutritivo”, afirmou Ana Karen, Supervisora Regional do Ruraltins, em Miracema.

 

Doze mil toneladas

Com a parceria da Prefeitura Municipal de Miracema na execução do Projeto, cerca de 20 entidades do município já receberam os alimentos, atendendo mais de cinco mil pessoas. Apenas neste primeiro semestre já foram adquiridos aproximadamente mais de 12 mil toneladas de alimentos em Miracema. 

 

O Secretario da Agricultura, Pecuária e do Desenvolvimento Agrário, Jaime Café, considera positiva a iniciativa do Ruraltins, em melhorar os investimentos do referido programa no município de Miracema do Tocantins, considerando de suma importância às parcerias municipais. 

 

Para a presidente do Ruralitns, Miyuki Hyashida, essa é uma grande oportunidade para os agricultores familiares venderem sua produção ao programa compra direta no município, “com preço justo e sem a figura do atravessador”.

 

PAA

O Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) é uma das ações do programa Fome Zero, do governo federal, e promove o acesso a alimentos às populações em situação de insegurança alimentar e promove a inclusão social e econômica no campo por meio do fortalecimento da agricultura familiar. O Programa propicia a aquisição de alimentos de agricultores familiares, com isenção de licitação, a preços compatíveis aos praticados nos mercados regionais.

 

(Alaides Cardoso/Ascom Ruraltins)

Comentários (0)