Sahium anuncia modernização da feira 307 Norte com entrega adiantada para dezembro

Feira da 307 Norte é uma das mais tradicionais da capital e reforma já estava prevista desde 2016; Recursos são da senadora Kátia Abreu com contrapartida do município

Secretário defende que modernização é necessária
Descrição: Secretário defende que modernização é necessária Crédito: Antônio Oliveira/ Web

O secretário municipal de Desenvolvimento Rural (Seder), Roberto Sahium, informou que a reforma e modernização da feira da quadra 307 Norte em Palmas tem entrega prevista para dezembro de 2017. Segundo o planejamento da Prefeitura de Palmas, a reforma da feira já estava prevista com prazo de entrega em seis meses, no entanto, o prefeito Carlos Amastha quer adiantar a entrega da obra para dezembro.

 

No último fim de semana, feirantes do local tiveram que expor seus produtos em tendas colocadas pela Prefeitura em estacionamento próximo a feira, que está interditada devido queda de parte da estrutura do teto ocasionada pelos fortes ventos.  Segundo Sahium, foi o primeiro fim de semana no local e, apesar de parte dos feirantes apresentarem reclamações sobre a estrutura disponibilizada, não houve prejuízo. “Foi apurado que a média comercializada girou em torno de R$ 175 mil”, informou o secretário segundo dados da Secretaria.  

 

De acordo com o secretário, no novo espaço provisório os feirantes têm pontos de energia e água, no entanto, não é permitida a manipulação de alimentos por regras da vigilância sanitária.  

 

Obra

A feira da 307 Norte é uma das mais tradicionais da capital e a reforma já estava prevista desde o ano passado. Os recursos são oriundos da senadora Kátia Abreu com contrapartida do município e somam R$ 1,4 milhão.

 

Na obra estão previstos reparos no teto furado, troca da cobertura e aproveitamento das vigas de ferro com a retirada de ferrugens, a reforma dos blocos de alvenaria que serão retirados e feitos de concreto revestidos com cerâmica entre outros pontos.

 

Novas medidas

Segundo o secretário novas medidas serão adotadas para o funcionamento da feira após a reforma. Dentre as citadas está a mudança quanto ao armazenamento de alimentos. Atualmente nos boxes de venda de alimentos como pasteis, comidas salgadas e tapiocas, os feirantes mantém estrutura fixa de freezers, no entanto, segundo o secretário, não mais será permitido que se mantenham os eletros em funcionamento na feira.

 

A justificativa para a mudança é que a higienização correta da feira é dificultada devido os freezers que ficam no local durante a semana.

 

Outra mudança é que cada feirante terá em seu nome a conta de água e luz para que arquem com as despesas de seu ponto de venda.

 

Também pontuada como mudança necessária, peixes que atualmente são vendidos em caixas de isopor não mais serão permitidos após a reforma da feira. O feirante deverá providenciar freezer com tampa de vidro. Esses eletros devem ser levados e retirados da feira para que não comprometam a higienização do ambiente durante a semana.

 

Sobre o controle de pombos na feira, uma das demandas mais frequentes dos feirantes, a Prefeitura informou que tentarão uma solução com uso de tela protetora.

 

O secretário afirmou que há todo um trabalho de conscientização junto aos feirantes de que as mudanças são necessárias tento em vista a qualidade dos produtos oferecidos.  “A ampla reforma é para organizar a feira”, disse em entrevista.  O diálogo com os feirantes vem acontecendo desde antes de a mudança provisória acontecer, segundo Sahium.

Comentários (0)