Saúde de Dianópolis recebe prêmio “Secretário Nota 10”

O prêmio foi entregue pelo Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Estado do Tocantins (Cosems)

Secretários municipais de Saúde recebem prêmio Nota 10
Descrição: Secretários municipais de Saúde recebem prêmio Nota 10 Crédito: Divulgação

Com o compromisso de desenvolver uma saúde humanizada, cumprindo as determinações do Ministério da Saúde, a Secretaria Municipal de Saúde de Dianópolis, foi homenageada na última terça-feira, em Palmas, com o prêmio “Secretário Nota 10”, oferecido pelo Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Estado do Tocantins (Cosems), em reconhecimento aos municípios tocantinenses que se destacaram no cumprimento em promover a saúde, controlar e adotar práticas corretas no trabalho pelo bem comum.

 

Nesta edição, o Cosems, adotou os indicadores do Programa de Qualificação das Ações de Vigilância em Saúde. Onde o município avaliado deveria cumprir as metas estipuladas pelo avaliador. A premiação contou com a presença do ex-presidente do Conselho, Jean Coutinho, do atual presidente, Roberto Sampaio Alves e do Secretário Estadual de Saúde, Renato Jayme da Silva.

 

Há sete meses à frente da pasta, a secretária municipal de saúde, Juliana Taffner, comemorou o prêmio, destacando o trabalho realizado em parceria com os profissionais da secretaria. “Quando se trabalha em união, com gestão, com comprometimento, o resultado chega. Quando assumimos recebemos total liberdade do prefeito para que pudéssemos realizar o trabalho proposto. Temos uma equipe de profissionais competentes e esse prêmio é fruto do esforço coletivo dessa equipe. Só temos a agradecer o empenho e dedicação de cada um”, destacou.

 

A secretária enfatizou ainda que dentro dos sete meses de gestão, além de alcançar as metas propostas pelo Cosems, foi possível alcançar outros objetivos. “Conseguimos desenvolver processos de licitação, que nos permitiu garantir a aquisição de dois veículos popular para atendimento administrativo da pasta, além de uma van, um micro-ônibus e uma ambulância zero quilômetro. Além disso, já licitamos uma caminhonete e mais dois veículos pequenos, que irão oferecer suporte aos trabalhos da saúde no município”, destacou, informando a abastecimento em dias da farmácia básica e insumos odontológicos.

 

Além disso, a secretária informou o retorno das oito horas para todo o quadro da saúde municipal. “A partir do próximo dia 1, não apenas as UBS, mas todo o serviço da Secretaria Municipal de Saúde, estará à disposição da comunidade durante as 8h/dia. Mais um compromisso da gestão, em humanizar a saúde com atendimento de qualidade e eficiente”, pontuou a secretária.

 

O prefeito, Padre Gleibson Moreira, comemorou o resultado. “Tivemos um avanço considerável na saúde municipal. Essa premiação vem coroar os resultados alcançados por essa equipe tão comprometida com o município. Sabemos que é preciso melhorar e estamos no caminho certo. Destacamos e agradecemos também o trabalho dos ex-secretários Sônia e Amaury, que passaram pela pasta nesta gestão e tiveram importante contribuição. Este resultado também é fruto da semente plantada lá atrás”, frisou.

 

No próximo dia 10, a Prefeitura de Dianópolis, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, inaugura mais uma Unidade Básica de Saúde (UBS), que vai atender a comunidade da Nova Cidade. “Mais uma conquista do trabalho e do comprometimento de uma gestão pautada na valorização e humanização da saúde municipal. A obra está concluída e já adquirimos todos os equipamentos para estruturar a UBS. É fruto do trabalho e do compromisso com Dianópolis”, destacou o prefeito.  

 

Secretário Nota 10

 

A premiação aconteceu em Palmas, no auditório da Justiça Federal, onde o Cosems premiou os secretários dos 139 municípios do Tocantins. Entre os critérios avaliados pela comissão organizadora estavam relacionados proporções de registro de óbitos alimentados no SIM em até 60 dias do final do mês de ocorrência; análises realizadas para o parâmetro coliformes totais em água para consumo humano; vacinas o calendário básico de vacinação da criança com cobertura vacinais alcançadas; número de teste de sífilis por gestante; número de testes de HIV realizados, dentre outros parâmetros.

 

Comentários (0)