Saúde de Palmas orienta população sobre correta acomodação de lixo residencial

Os serviços de coleta de lixo de Palmas são realizados pela empresa MB Limpeza Urbana, que seguem com o cronograma regular para garantir que a Capital mantenha níveis adequados de higiene.

Crédito: Divulgação

A Secretaria de Saúde de Palmas recomenda à população atenção especial para acomodação do lixo, principalmente no que diz respeito ao descartar materiais com potencial para contaminação, a exemplo de luvas, máscaras, lenços de papel, papel higiênico e similares. Como as pessoas estão em isolamento domiciliar, a tendência é um aumento maior no descarte de resíduos. Os dias e horários de coletas também devem ser obdecidos com rigor.

 

Segundo a Secretaria, uma forma de depositar estes resíduos de forma mais segura e colaborar para que os trabalhadores da limpeza da cidade tenham mais segurança é acondicionar o material em um saco de lixo, fechá-lo e depois depositar em um segundo saco, que deverá ser também fechado, assim diminuindo a possibilidade de contato.

 

Ainda para proteção dos trabalhadores da limpeza é recomendado que ao descartar materiais que possam ser cortantes ou perfurantes, as pessoas tentem acondicioná-los em um recipiente que impeça contato com o gari, assim minimizando os riscos de acidentes. Uma boa forma é colocá-los em uma embalagem plástica vazia, como embalagens pets, mantendo-as tampadas e só então descartar tudo para a coleta.

 

Os serviços de coleta de lixo de Palmas são realizados pela empresa MB Limpeza Urbana, que seguem com o cronograma regular para garantir que a Capital mantenha níveis adequados de higiene neste período da pandemia do coronavírus (Covid-19). 

 

 

Roçagem e podas

 

 

Já a Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos (Seisp) explica que está realizando os trabalhos de roçagem e retirada de entulhos, com a utilização de equipamentos e caminhões. Os trabalhos braçais, em que são utilizados roçadeiras costais, por exemplo, foram mantidos para não comprometer a qualidade dos serviços, porém, com equipes reduzidas. Já as podas de árvores estão suspensas.

 

 

Coleta seletiva está suspensa

 

 

Os trabalhos de coleta seletiva por meio da entrega voluntária nas estações do programa Coleta Palmas, operado pela Fundação Municipal de Meio Ambiente (FMA), encontram-se suspensos em função das medidas de enfrentamento à Covid-19.

 

A medida, que integra as ações de combate à pandemia adotadas pelo Município, visa diminuir a quantidade de profissionais em risco de exposição ao vírus, e também diminuir o risco de contaminação pelos catadores de materiais recicláveis das organizações parceiras do programa Coleta Palmas, que são os profissionais mais vulneráveis ao contágio por manusearem diariamente materiais descartados pela população.

 

 

Comentários (0)