Secretaria da Saúde de Gurupi vai descentralizar teste do pezinho para os bairros

De acordo com secretário da Saúde de Gurupi, Vânio Rodrigues, o Município tem como prioridade facilitar o acesso das mães ao teste

O teste do pezinho avalia várias doenças
Descrição: O teste do pezinho avalia várias doenças Crédito: Foto: Lino Vargas/Secom Gurupi

A Secretaria da Saúde de Gurupi capacitou 34 enfermeiros e técnicos de enfermagem para ampliar a oferta da realização do teste do pezinho, que hoje no Município acontece apenas na Policlínica. O objetivo é descentralizar o serviço e disponibilizá-lo nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), melhorando e ampliando o acesso à população. A capacitação ocorreu nos dias 22 e 23 e foi ministrada por técnicos da APAE de Araguaína e Palmas.

 

"Facilitar o acesso da população aos serviços é nossa meta em todas as áreas da gestão pública, por isso, sempre estamos melhorando para atender a comunidade com a maior eficiência possível" - argumenta o prefeito de Gurupi, Laurez Moreira.

 

UBS

De acordo com secretário da Saúde de Gurupi, Vânio Rodrigues, o Município tem como prioridade facilitar o acesso das mães ao teste.  “O nosso objetivo é levar o serviço primeiramente para quatro  UBS. Parque das Acácias e Pedroso provavelmente serão as primeiras a ter o serviço disponibilizado. Cada profissional precisa fazer no mínimo 20 coletas viáveis para estar preparado. Estamos trabalhando para que isso aconteça até o mês de julho” -  informou o secretário.

 

Teste do pezinho

Segundo a assessora em saúde dos Programas dos Ciclos de Vida, Cristiane Airosa Cardoso Marquesim, O teste do pezinho deve ser coletado entre o 3º e o 5º dia de nascimento da criança, podendo ser coletado até o 28º dia de vida. "Caso ocorra a coleta após o 28º dia é considerada tardia e, faz-se necessário encaminhar o recém-nascido para coleta do teste do suor em Araguaína, o que acarreta em um grande transtorno para o recém-nascido e família", acrescenta.

 

Agravos

O teste do pezinho avalia as seguintes doenças: Fenilcetonúria, Hipotireoidismo Congênito, Fibrose Cística, Anemia Falciforme, Hiperplasia Adrenal Congênita, Deficiência da Biotinidase e Hemoglobinopatias e, que sua realização pode melhorar a qualidade de vida das crianças e reduzir a morbi-mortalidade por esses agravos.

Comentários (0)