Secretaria de Segurança e Trânsito passa a ser chefiada por Francisco Viana

Francisco Viana assume Secretaria Municipal de Segurança, Defesa Civil e Trânsito...

Viana foi empossado na manhã desta 5ª
Descrição: Viana foi empossado na manhã desta 5ª Crédito: Secom Palmas

Francisco Viana Cruz é o novo secretário municipal de Segurança, Defesa Civil e Trânsito. Ele assume a pasta após a saída do vereador Claudemir Portugal que retornou à Câmara de Municipal de Palmas. A solenidade de posse aconteceu na manhã desta quinta, 10, na sala de reuniões da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Emprego.

 

Viana deixa a Secretaria de Planejamento e Gestão e em seu lugar assume, interinamente, o secretário de Governo e Relações Institucionais, Adir Gentil. 

 

O prefeito Carlos Amastha ressaltou que o perfil de Viana pesou na escolha. “A gente observou também uma pessoa que pudesse ter um padrão que nos ajude nesta questão de segurança, padronização e estrutura física que precisamos e treinamento de pessoal são problemas que precisamos enfrentar”, disse Amastha.

 

Ao tomar posse, Viana afirmou que pretende desenvolver o trabalho de inteligência junto à corporação, estabelecendo uma parceria entre Guarda Metropolitana e a Policia Militar. “Vamos fazer a gestão de segurança pública em equipe com ações operacionais. Temos pessoal capacitado e vamos trabalhar para trazer mais tranquilidade ao cidadão. Se não temos pessoal em larga escala suficiente, então vamos abordar a temática estatística, de inteligência e usar os equipamentos que temos para reverter números”, ressaltou.

 

A pasta tinha como gestão o vereador Claudemir Portugal, que volta às ações parlamentares. Amastha enalteceu o trabalho realizado por Portugal e classificou como uma brilhante administração durante o pouco tempo que esteve respondendo pela pasta. “Claudemir deixa a secretaria e eu tenho certeza que ele leva uma mensagem, primeiro da dificuldade e depois a presunção da boa fé desta administração”, enfatizou.

 

Perfil

Natural de Teresina (PI), radicado no Tocantins desde fevereito de 1989, graduado em Economia pela Universidade Federal do Tocantins (UFT) com especialização em Auditoria Governamental pela Fundação Universidade do Tocantins (Unitins) e mestre em Desenvolvimento Regional pela UFT, sendo que o trabalho de tese foi sobre a criminalidade em Palmas.

 

Viana é ainda policial militar da reserva; atuou como coordenador do Plano de Governo do Prefeito Carlos Amastha; e é professor de Economia na UFT e no IFTO.

 

Comentários (0)