Secretária pede relatório de abastecimento de medicamentos e informa sobre testes

A secretária municipal de Saúde, Valéria Paranaguá, informou que solicitou um relatório sobre o abastecimento de medicação nas unidades e relatou a dificuldade em aquisição com fornecedores.

Crédito: Reprodução

Após circular um áudio nesta quarta-feira, 5, em que relatam falta de medicamentos e testes para diagnóstico da Covid-19 em uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA Sul) de Palmas, a nova secretária municipal de Saúde, Valéria Paranaguá, em nota oficial encaminhada à imprensa, informou que uma das primeiras medidas à frente da Semus foi solicitar um relatório circunstanciado sobre o abastecimento de medicação nas unidades de saúde do Município, com prioridade nas UPAs, que estão recebendo um fluxo de pacientes além da sua capacidade neste momento.

 

Explicou também que a demanda por medicamentos aumentou vertiginosamente, bem como os preços dos mesmos, devido a toda crise provocada pela pandemia, o que tem gerado uma desistência de fornecedores da licitação em vigência, "no entanto, todos os esforços já estão sendo realizados para a devida normalização”, destacou Valéria. 


A secretária  finalizou afirmando que diante de todos os esforços realizados e que estão realizando, está convicta de que “o Sistema Único de Saúde (SUS) da nossa Capital continuará em plena operação com as devidas condições de trabalho aos servidores, bem como o devido atendimento ao usuário”, finalizou.

 

Testes

 

Quanto aos testes do tipo RT-PCR, a secretária disse que a redução das coletas de material para os exames se deve à diminuição da oferta desse tipo de teste por parte do Laboratório Central do Estado (Lacen), que enfrenta problemas com a falta de insumos para processar os exames.

 

Sustentou também que a Semus ampliou a sua capacidade de testagem e de processamento no Laboratório Municipal de Palmas com a aquisição de cerca de 28 mil testes (rápidos e sorológicos). “Além disso, a pasta está em fase de aquisição de mais 20 mil testes para ampliar ainda mais essa oferta”, disse.

 

Confira a nota na íntegra.

 

Comentários (0)