Secretário aponta ausência de macrodrenagem como causa dos alagamentos

Alagamento nas principais avenidas de Palmas complica vida de motoristas e pedestres. Segundo a Prefeitura, a solução do problema “demanda tempo”, mas investimentos estão sendo feitos.

A Prefeitura de Palmas apontou a ausência de macrodrenagem como a principal causa dos constantes alagamentos em alguns dos principais pontos da cidade, principalmente na Avenida Theotônio Segurado e NS 02.

 

Desde o início do período chuvoso inúmeros leitores reclamaram ao Portal T1 Notícias das dificuldades em trafegar nas duas avenidas, principalmente nas proximidades do Colégio Positivo (na Avenida Theotônio Segurado) e da ATTM (na Avenida NS 02).

 

De acordo com o secretário da Infraestrutura, José Francisco dos Santos, a Prefeitura está executando diversas obras com objetivo de diminuir os efeitos das chuvas nas ruas da cidade. “Existem vários fatores para os alagamentos, dentre eles, a ausência de obras de macrodrenagem em algumas regiões e também em razão da própria geografia da cidade que, por ser muito plana dificulta, o escoamento da água”, afirmou o secretário.

 

Obras

José Francisco informou também que todas as obras de pavimentação feitas na atual gestão já vieram acompanhadas de obras de macrodrenagem, como as quadras 305, 406, 507 e 605 Sul e Aureny II, onde foram investidos cerca de R$ 20 milhões, com recursos do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC) e contrapartida do município.

 

Segundo o secretário, atualmente estão sendo feitas obras de macrodrenagem em diversas regiões. “Entretanto a questão só será resolvida quando forem construídas todas as obras não realizadas anteriormente, o que demanda tempo”, argumentou o José Francisco.

 

Atualmente, de acordo com a Prefeitura, estão sendo executadas mais de 9 mil metros de obras de macrodrenagem nas avenidas LO 15 (Palmas Brasil), NS 5, LO 9 e NS 7. Estas obras serão concluídas em 2013 e, de acordo com a Prefeitura, vão contribuir para a diminuição dos alagamentos na Avenida Theotônio Segurado.

 

A Secretaria de Infraestrutura informou que maioria das quadras asfaltadas de Palmas possui rede interna de captação. Entretanto, não é possível interligá-las por falta da rede principal para levar a água até os rios e córregos.

 

 “É exatamente o que a está sendo feito na LO-15. Quando concluído, o novo ramal despejará a água da 704 Sul e quadras adjacentes no Córrego do Prata de forma adequada. A obra já está funcionando parcialmente, o que já deve permitir uma melhoria nos alagamentos na região. A conclusão da Obra da LO-15 (Palmas Brasil) deverá resolver o problema na região do supermercado BIG e Colégio Positivo”, sustentou o secretário.

 

Outro projeto em fase de aprovação vai garantir 3,1 quilômetros de drenagem na LO 19.

 

Comentários (0)