Secretário de Cuidados e Prevenção às Drogas cumpre agenda no Bico do Papagaio

Quirino Cordeiro Júnior percorrerá cidades da região norte do Bico do Papagaio para lançamento e certificação do Projeto Recriar Vidas.

Crédito: Rodolfo Espínola

Em momento histórico para a região norte e Bico do Papagaio, o Secretário Nacional de Cuidados e Prevenção às Drogas, Dr. Quirino Cordeiro Júnior, participa nesta semana de agenda em Araguaína com o prefeito Wagner Rodrigues, de entrega dos certificados do Projeto Recriar Vidas em Palmeiras do Tocantins e realiza lançamento de projeto em Sítio Novo e Aguiarnópolis.

 

A convite dos prefeitos de Palmeiras, Júnior Nolêto e de Sítio Novo, Alexandre Farias, após articulação da Deputada Federal Dulce Miranda e do Deputado Estadual Jair Farias, o secretário visitará a região do Bico do Papagaio nesta quarta e quinta-feira, 8 e 9 de dezembro, respectivamente. A agenda inicia com sua chegada e recepção na cidade de Araguaína, onde será recebido às 14h pelo pelo prefeito Wagner Rodrigues.

 

Após o encontro, as autoridades se deslocam para a cidade de Aguiarnópolis, onde às 18h será realizado o lançamento do projeto, que prevê atender 130 profissionais. Às 19h participa de evento em Palmeiras do Tocantins, na feira coberta, para entregar os certificados aos 130 profissionais que participaram da capacitação do Projeto Recriar Vidas, realizado entre os dias 16 e 20 de novembro.

 

Na quinta-feira, 9, às 9h, na sede do Executivo Municipal de Sítio Novo, será realizado o lançamento do Projeto Recriar Vidas, que conta com a parceria da prefeitura municipal e SENAPRED e UNODC. Na cidade, serão capacitados mais de 100 profissionais das áreas de educação e assistência social. Com os eventos, a região entra definitivamente na rota das ações do projeto, que ainda será executado na cidade de Axixá, onde o prefeito Auri-wulange Ribeiro já assinou a contratação e anunciou, por meio das redes sociais, a execução das ações para janeiro de 2022. Toda a agenda será acompanhada pelo jornalista Sérgio Botelho Júnior, editor-chefe da revista Imagine e Acredite, que possui circulação impressa no Congresso Nacional e digital em todo território brasileiro.

 

Projeto Recriar Vidas

 

O Recriar Vidas é um programa que nasceu no Tocantins, mas encontra-se em expansão para diversos outros estados, dentre eles Minas Gerais, São Paulo, Distrito Federal, Goiás e Pará, tendo como objetivo a aquisição de livros de prevenção de uso de drogas e de capacitação por meio de estudo de caso real de profissionais das áreas de educação, assistência, saúde e segurança, dividido em etapas, sendo instrumentalização pedagógica, psicológica e métrica dos profissionais, garantindo a formação de uma rede de proteção social nas cidades, especialmente quanto a avaliação do risco e grau de consumo de substâncias psicoativas, bem como ações de redução dos fatores de vulnerabilidade social de crianças e adolescentes.

 

Atualmente, o projeto é reconhecido pela United Nations Office on Drugs and Crime – UNODC, Escritório das Nações Unidas sobre Drogas no Brasil, pela SENAPRED do Governo Federal e por diversas outras cidades e instituições que já receberam o programa.

Comentários (0)