Seder apresenta projeto de turismo em pequenas propriedades rurais durante Agrotins

A fazendinha conta com uma casa de adobe, com carro de boi, um moinho de 1940 que produziu cana de açúcar e rapadura durante a Segunda Guerra Mundial, entre outras atrações.

A Fazenda terá um moinho de 1940 que produziu cana de açúcar e rapadura
Descrição: A Fazenda terá um moinho de 1940 que produziu cana de açúcar e rapadura Crédito: Divulgação Secom

A Secretaria de Desenvolvimento Rural (Seder) vai apresentar na Feira Agropecuária do Tocantins (Agrotins), de 8 a 12 de maio de 2018, a Fazendinha Água Doce, projeto com foco no turismo rural dentro das pequenas propriedades rurais de Palmas, para os produtores da agricultura familiar, os alunos das escolas municipais, os idosos do Centro de Referência e Assistência Social (Cras).

 

O tema da Agrotins 2018 será agroindústria e segundo o secretário de Desenvolvimento Rural, Roberto Sahium, o turismo rural é a forma de indústria mais limpa dentro de uma propriedade no campo, bem como um exemplo de turismo sustentável, porque tem um compromisso com o meio ambiente e com a cultura local.

 

Para isso, a Seder desenvolveu um projeto no qual elaborou maneiras de aplicar o turismo rural dentro das pequenas propriedades com as atividades já existentes no local, como tiragem de leite, exposição de animais, pescaria e comidas típicas da região e um tanque suspenso para peixes ao custo de R$ 850,00, novidade que será lançado na feira. “Queremos mostrar para o produtor que uma propriedade, do jeito que está, com algumas adequações e higiene se torne um negócio lucrativo”, disse Sahium.

 

“O ritmo alucinante das cidades tem gerado nas pessoas a necessidade de buscar cada vez mais ambientes diferentes e, principalmente, contatos com a natureza”, completou. Por outro lado, Sahium ressalta que dessa forma, também promove um resgate da cultura do pequeno agricultor e eleva sua autoestima.

 

Nesse modelo construído na Agrotins, a fazendinha conta com uma casa de adobe, com carro de boi, um moinho de 1940 que produziu cana de açúcar e rapadura durante a Segunda Guerra Mundial, entre outras atrações.

 

“Com um hectare é possível realizar esse projeto, com um investimento de R$ 20 mil, ganhar dinheiro e sustentar sua família com dignidade. Queremos continuar com nossa cultura, história e tradição e fazer um arranjo produtivo para transformar sua propriedade numa fazendinha com turismo atraente, por meio de planejamento técnico oferecido pelo Município e pelos serviços de inspeção alimentares”, concluiu.

 

Comentários (0)