Segundo caso de coronavírus é confirmado em Palmas; paciente chegou a ser internada

A confirmação do teste se deu nesta sexta-feira, por volta das 22 horas, por um laboratório privado instalado no Município

O segundo caso de contaminação pelo coronavírus na Capital foi confirmado na manhã deste sábado, 21, pela Prefeitura de Palmas. Conforme a gestão municipal, o caso já havia sido notificado pela Secretaria Municipal de Saúde (Semus) e a paciente estava em observação domiciliar. A paciente, que possui uma doença cardiovascular, incluindo hipertensão, teve uma piora no seu quadro de saúde e foi internada em leito de UTI de hospital privado, mas recebeu alta ontem, 20.

 

Na nota divulgada pela Prefeitura, o texto não menciona idade, se a contaminação foi em Palmas ou durante uma viagem, muito menos quando surgiram os primeiros sintomas. Contudo, a Secretaria Estadual de Sáude (SES) informou, já no final da manhã de hoje, 21, que a paciente tem 47 anos, é hipertensa, teve contato com o primeiro caso confirmado e se apresentou com febre, tosse e desconforto respiratório em hospital particular da Capital, onde ficou internada até esta sexta, 20, quando recebeu alta e foi encaminhada para isolamento domiciliar.

 

A confirmação do teste se deu nesta sexta-feira, por volta das 22 horas, por um laboratório privado instalado no Município. Ainda de acordo com a Prefeitura, todas as pessoas que tiveram contato mais próximo com esta paciente estão sendo monitorados e os dados repassados ao Ministério da Saúde que, posteriormente, informa à instância estadual, como é o protocolo.

 

“A Prefeitura reitera a recomendação para que a população permaneça em casa, em isolamento social, a fim de evitar a propagação do coronavírus e reafirma que está dedicando todos os seus esforços para manter sob controle a propagação dessa em nossa cidade. A nossa prioridade máxima é salvar vidas e, para isso, contamos com o apoio de todos” afirmou a gestão em nota.

 

Primeiro Caso

 

A Secretaria Municipal de Saúde (Semus) confirmou o primeiro caso do novo Coronavírus em Palmas na manhã da última quarta-feira, 18. O caso foi comunicado a secretaria também por um laboratório particular.  Trata-se de uma mulher de 42 anos que participou de um congresso em Fortaleza (com caso confirmado de COVID-19 no local). Chegando em Palmas no dia 8 de março, e iniciou os sintomas no dia 11, quando a partir desse dia permaneceu em isolamento domiciliar por conta própria. No dia 16 procurou o laboratório particular para realização do exame, onde teve a confirmação do contágio.

 

Boletim 

 

No Boletim Epidemiológico do Coronavírus (Covid-19) desta sexta-feira, 20, a Prefeitura de Palmas apontou 45 casos investigados (o mesmo número registrado nesta quinta-feira, 19), 15 descartados e um confirmado. O documento é publicado diariamente pelo Centro de Operações de Emergência em Saúde (COE-Palmas Covid-19).


 

Comentários (0)