Segundo caso de covid-19 em Palmas teve contaminação local com a primeira ocorrência

O primeiro caso é de uma advogada, de 42 anos, que participou de um congresso em Fortaleza.

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) informou, no final da manhã deste sábado, 21, que o segundo caso de covid-19 no Tocantins foi confirmado. A paciente tem 47 anos, é hipertensa, teve contato com o primeiro caso confirmado e se apresentou com febre, tosse e desconforto respiratório em hospital particular da Capital, onde ficou internada até esta sexta, 20, quando recebeu alta e foi encaminhada para isolamento domiciliar.



Com o segundo caso confirmado na cidade de Palmas, o Governo do Tocantins alerta toda a população quanto aos riscos de transmissão comunitária do novo coronavírus. A SES ressaltou que todos precisam fazer a sua parte para conter o avanço do vírus.

 

Transmissão comunitária

 

A transmissão comunitária é uma modalidade de circulação na qual as autoridades de saúde não conseguem mais rastrear o primeiro paciente que originou as cadeias de infecção, ou quando esta já envolve mais de cinco gerações de pessoas.

 

Ela difere dos casos importados (quando uma pessoa adquire o vírus em viagens ao exterior) e da transmissão local (quando alguém é contaminado por contato com alguém infectado em outro país). As situações de transmissão comunitária significam que o vírus está mais disseminado, demandando cuidados mais efetivos.

 

Primeiro Caso

 

A Secretaria Municipal de Saúde (Semus) confirmou o primeiro caso do novo Coronavírus em Palmas, na manhã da última quarta-feira, 18. O caso foi comunicado a secretaria também por um laboratório particular.  A paciente, uma advogada, tem 42 anos e participou de um congresso em Fortaleza no início do mês. Chegando em Palmas no dia 8 de março, e iniciou os sintomas no dia 11, quando a partir desse dia permaneceu em isolamento domiciliar por conta própria. No dia 16 procurou o laboratório particular para realização do exame, onde teve a confirmação do contágio.

Comentários (0)