Seis médicos enviados à Palmas são brasileiros e iniciam atividades nesta 4ª

Semus recebeu seis médicos do programa do Governo Federal Mais Médicos. Eles atuarão nas UBS da região sul de Palmas e Taquaruçu. Todos são brasileiros e alguns atuarão em 1º emprego...

Médicos do programa e Alessandro Pantoja
Descrição: Médicos do programa e Alessandro Pantoja Crédito: T1 Notícias

Os seis médicos do programa “Mais Médicos” foram recebidos em reunião de acolhimento com a Secretaria Municipal de Saúde (Semus). Eles vão atuar nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) Setor Sul, José Lúcio (Lago Sul), Aureny II, Taquaruçu, Laurides Lima (Aureny III) e UBS de Taquaralto. Os médicos iniciam suas atividades nesta quarta-feira, 04. Todos são brasileiros.

 

Segundo o diretor de Atenção à Saúde, Alessandro Pantoja, o intuito da reunião foi, além do acolhimento, apresentar como funcionam as unidades. “Nós queremos deixar claro o nosso papel social na atenção à aamília, acolhê-los para mostrar um pouco da nossa rede, quais são as nossas dificuldades, as facilidades, que projetos serão implantados, para que eles possam ser incluídos nesses projetos”.

 

O diretor afirmou também que os médicos terão qualificação especial durante o tempo em que estarão atuando, além de já estarem integrados a toda a rede de capacitação da Semus. “A primeira já está prevista para o próximo dia 23”, afirmou Alessandro Pantoja.

 

 

Médicos

 

A médica Aline de Castro Viana, recém formada na ITPAC Porto, é de Palmas, trabalhou como odontóloga e assume na Unidade de Taquaralto seu primeiro emprego como médica. “O programa é muito bom, traz médicos para o interior e capitais, para as áreas mais distantes, e tenho uma perspectiva muito boa do trabalho”.

 

Raulysson Macedo, também recém formado da ITPAC de Porto Nacional, assumirá o cargo na unidade da Aureny II. Ele afirma que se inscreveu no Mais Médicos pela segurança que é dada ao médico.

 

 

Recém formados

 

Sobre o fato de haver médicos recém formados, alguns sem experiência, o secretário municipal de saúde, Nicolau Esteves, afirmou que “realmente não é o ideal apesar de estar legalmente habilitado” e continuou afirmando que “a nossa legislação diz que após ter concluído a faculdade, ele tem direito a exercer a profissão”.

 

Participaram coordenadores das Unidades Básicas de Saúde da Família (UBS), gerência de Atenção à Família e gerência de Políticas em Saúde.

 

 

Bolsa

 

Segundo a Semus, cada médico contratado no âmbito do programa terá remuneração de R$10 mil mensais, pagos diretamente pelo Governo Federal, mais ajuda de custo de R$ 4 mil.

 

A cidade de Palmas foi uma das cinquenta primeiras do Brasil a assinar a adesão ao Programa "Mais Médicos".

Comentários (0)