Seisp conclui termo de referência e fixa calendário para licitar coleta de lixo

Prefeitura de Palmas se move para colocar a licitação do lixo na rua. Informação é do secretário Marcílio Ávila que confirmou calendário de tramitação do termo de referência até a publicação do edital

Marcílio Ávila: licitação do lixo na rua
Descrição: Marcílio Ávila: licitação do lixo na rua Crédito: Lourenço Bonifácio/T1

 

A Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos de Palmas – Seisp, sob o comando do secretário Marcílio Ávila concluiu na última sexta-feira, 16 o Termo de Referência que norteará o Edital de Licitação da Coleta do Lixo em Palmas.

 

A informação foi confirmada ao T1 Notícias pelo secretario no começo da noite desta segunda-feira, 19. “O Termo foi concluído, entregue ao prefeito e já iniciamos uma consulta de preços a todas as empresas inscritas na Abrelp – Associação Brasileira de empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais, para chegar ao preço médio de mercado deste serviço”, disse o secretário.

 

Só nesta segunda-feira, 16 empresas, das 27 inscritas na associação, receberam o termo por email para consulta de preços. Nesta terça-feira, 20, as demais 11 empresas receberão o termo via email ou fax para consulta.

 

“Traçamos um calendário para agilizar a licitação do lixo, e abrimos mão, por enquanto da idéia inicial que era fazer uma Parceria Público Privada, incluindo diversos itens, entre os quais a incineração do lixo hospitalar”, admite Ávila.

 

A intenção é agilizar o processo licitatório e virar a página do contrato emergencial assinado com a Terra Clean que tem trazido desgaste à gestão municipal.

 

“Vamos dar uma semana para que as empresas enviem suas cotações de preço, este prazo termina dia 26 deste mês. No dia 30 o processo segue para a controladoria, dia 4 de setembro para a Comissão de Licitação da Seplan para a elaboração do edital, dia 11 de setembro vai para análise da Procuradoria e até o dia 19 de setembro pretendemos publicar o edital”, informa Marcílio Ávila.

 

Qualquer dúvida ou questionamento sobre o Termo de Referência será respondida ou resolvido até a data de colocar a licitação na rua, garante o secretario.

 

Transparência

 

“Queremos fazer este processo com toda transparência possível. Buscamos orientação do Ministério Público e faremos basicamente com o mesmo escopo do que está sendo feito agora. Mesma quantidade de caminhões, acrescentando apenas a área de varrição, que hoje não abrange a cidade toda”, esclarece. Este quantitativo subirá de 10 mil km para 26 mil km/ mês de varrição.

 

Segundo o secretario a decisão é simplificar ao máximo, licitando o lixo por um ano, prorrogável por mais um, enquanto o Plano de Resíduos Sólidos fica pronto. “Queremos encerrar esta polêmica fazendo o mais rápido possível a licitação de forma a dar uma resposta à sociedade”, finalizou.

 

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