Sem anuência em empréstimo, Foz/Saneatins suspende obras e notifica empresas

Enquanto aguarda decisão da Prefeitura, companhia suspende obras e notifica empresas contratadas.

Sem a anuência da Prefeitura para empréstimo de R$ 240 milhões junto à Caixa Econômica Federal, a Foz/Saneatins decidiu suspender as obras de esgoto em Palmas. A empresa informou que já recebeu R$ 32 milhões de antecipação dos recursos e determinou a paralisação das seguintes obras: reforma e ampliação da capacidade de tratamento da estação de tratamento 006; adutora de água tratada da estação 006; coletor de esgoto, execução de uma estação elevatória em concreto armado e linha de recalque na 507 Norte; rede coletora de esgoto e ligações externas das quadras 305 Sul e 207 Sul;  Aureny IV (sub-bacia 10) rede coletora e ligações externas de esgoto das quadras 1304 e 1306 Sul; fornecimento de subestação 1303 Sul e emissário do trecho da ETE Norte.

 

Notificações

A companhia notificou as empresas contratadas para Impermax Engenharia; Técnica Engenharia; Emsa; AM Projetos e Estruturas; KS Estruturas Metálicas; Dfine Engenharia e Sistemas; Dunas Construções e VCK Engenharia sobre a suspensão das obras.

Foram paralisadas 18 frentes de trabalho que atingem direta ou indiretamente, 1250 trabalhadores, de acordo com nota distribuída pela Foz/Saneatins.

As obras atenderiam mais de 80 mil habitantes e elevaria o atendimento da cidade em mais de 80% com coleta e tratamento de esgoto. Confira íntegra da nota de esclarecimento da Foz/Saneatins.

 

 

Nota de esclarecimento

 

 

A Foz|Saneatins confirma que paralisou as obras de ampliação dos sistemas de água e esgoto do município de Palmas. Com esta decisão, serão desmobilizadas 18 frentes de serviço de oito construtoras, totalizando um contingente de empregados diretos e indiretos de 1250 pessoas.

 

No dia 18 de junho a prefeitura publicou o Decreto 508/2013, criando uma comissão processante a fim de reavaliar o contrato da Foz|Saneatins e, em função disto, comunicou à empresa que não iria autorizar os investimentos e nem anuir com o financiamento pela Companhia de 240 milhões, junto à Caixa Econômica Federal, para a execução destas obras.

 

A empresa destaca que as áreas das obras, como calçadas e vias, serão limpas e recuperadas a partir do início da semana, garantindo o retorno às mesmas condições de cada local onde aconteciam os trabalhos. Mesmo sob a atual condição de impedimento a novos investimentos criada pela administração municipal, a Foz|Saneatins reitera seu compromisso com toda população de Palmas na manutenção e busca permanente pela melhoria da qualidade dos serviços prestados atualmente.

 

Sobre o processo administrativo, só formalizado nessa sexta (12), a Foz|Saneatins mantém a total convicção de que o contrato de concessão está plenamente regular, já tendo inclusive prestado todas as informações solicitadas pela Prefeitura, a qual tem plenas condições de concluir a sua sindicância e encerrar o processo. A Prefeitura, por sua vez, alertou a empresa de que a apuração pode levar até 180 dias. As obras permanecerão paralisadas até a decisão.

 

 

 

Veja a situação das obras:

 

IMPLANTAÇÃO DE NOVAS REDES COLETORAS DE ESGOTO (2013-2016)

Plano Diretor Norte
2013

ARNOS
2014-2016

Taquaralto e Aureny
2013 - 2014

207 SUL (em execução)

307 SUL

SB 10 – AURENY IV (em execução)

305 SUL (em execução)

309 SUL

SB 01 – SANTA FÉ

1.304 SUL

912 SUL

SB 02 – MORADA DO SOL e MARIA ROSA

1.106 SUL

1.003 SUL

SB 04 - SANTA FÉ

1.303 SUL

1.203 SUL

SB 05 - TAQUARALTO, SETOR SUL e BELA VISTA

 

1.104 SUL

SB 11 – AURENY IV

 

 

SETOR TAQUARI

 

- 315 km de Redes Coletoras – Plano Diretor Sul e Norte 
- Implantação de 10.000 novas Ligações de Esgoto 
- Novas Estações de Tratamento, implantação de coletores tronco e construção de um emissário submarino.         

Comentários (0)